A melhoria contínua como foco estratégico: a experiência do Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa
Resumo
No contexto presente em que é grande o interesse e a pressão politica para que o desempenho da Administração Pública (central e local) seja avaliado, o tema da gestão da qualidade, não só mantêm a sua actualidade, como continua a prefigurar-se como uma estratégia eficaz para fazer fase aos desafios de rigor nas despesas e de valorização social dos serviços públicos, designadamente das Bibliotecas.
No âmbito das múltiplas abordagens teóricas e práticas que encontramos na vasta literatura sobre a avaliação do desempenho e da qualidade em Bibliotecas e serviços de informação, área específica dos serviços técnicos tem merecido um menor destaque. Assim o principal objectivo desta comunicação é apresentar a Iniciativa Melhoria Contínua que tem vindo a ser desenvolvida, desde Fevereiro de 2006, pelo SATT – Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico, no quadro do Programa de Avaliação do Desempenho da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa.
Começa-se por fazer uma breve caracterização organizacional e funcional do SATT no quadro da Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa, referindo-se seguidamente o seu enquadramento no Programa de Avaliação do Desempenho desta Rede.
São descritas e discutidas as metodologias de Gestão da Qualidade e melhoria contínua utilizadas, designadamente: foco no cliente; ferramentas de diagnostico estratégico; abordagem por processos; medição, análise e melhoria do desempenho.
Por fim, é feito o balanço dos resultados da iniciativa Melhoria Contínua, sendo discutidos possíveis desenvolvimentos futuros.