“Netnografia”: uma abordagem para estudos de usuários no ciberespaço
Resumo
As chamadas tecnologias da informação e da comunicação se fazem presente em todos os campos do conhecimento desestruturando, entre outros, a ordem tradicional na lógica de produção, disseminação e uso de informações e de conhecimentos, provocando mudanças nas formas de pensar essa realidade. Dentre essas mudanças, chama a atenção o surgimento de outros modos de se realizar pesquisas cientificas no ciberespaço, originando ou resignificando novos conceitos. Dentre estes conceitos destaca-se o de ““netnografia”” cunhado na década de oitenta por Robert V. Kozinets, como uma abordagem etnográfica para pesquisas de marketing visando os estudos de comportamentos de consumidores no ambiente virtual. O artigo traz reflexões teóricas sobre a ““netnografia”” e sua aplicabilidade para estudos de usuários de bibliotecas digitais, mais especificamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) administrada pelo Instituto Brasileiro de Informação Cientifica e Tecnológica(IBICT), no que diz respeito à produção de sentidos neste espaço Os resultados mostram que através da ““netnografia””, enquanto nova abordagem da etnografia no ciberespaço, é possível conhecer os hábitos de grupos de usuários desta lista uma vez que nela eles podem navegar com maior liberdade e atribuir sentidos aos produtos e serviços a eles ofertados. Também ficou evidente que essas listas contribuem para outras discussões sobre os diversos temas dos campos de saberes favorecendo maior diálogo entre os participantes, uma vez que todos têm acesso aos conteúdos informacionais da lista.