Desenvolvimento de competências: parte do problema ou parte da solução?

Autores

  • Maria João Amante ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Paula Ochoa Biblioteca Nacional de Portugal

Resumo

A necessidade de inovar os processos organizacionais tem levado à
reconceptualização de várias problemáticas ligadas à gestão da formação profissional, caracterizando-a como um dos pilares da flexibilidade na organização do trabalho, da gestão de competências e no conhecimento. A aprendizagem organizacional constitui uma etapa essencial da gestão do conhecimento, alargando o âmbito da formação ao desenvolvimento de competências no local de trabalho e à transformação das organizações. Procura-se responder às questões – chave: Como podem as organizações ajudar os seus colaboradores a aprender continuamente? Quais as etapas essenciais à concepção dos sistemas de aprendizagem? São apresentadas modalidades diversificadas de gestão da formação no local de trabalho : auto-aprendizagem; formação-acção, benchmarking, laboratórios de mudança e construção de redes de aprendizagem.

Biografia Autor

Paula Ochoa, Biblioteca Nacional de Portugal

Técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova. Investigadora nas áreas de gestão da qualidade e gestão de competências.

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Publicado

2004-05-12