RepositóriUM: criação e desenvolvimento do Repositório Institucional da Universidade do Minho

Autores

  • Eloy Rodrigues Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Matilde Almeida
  • Ângelo Miranda
  • Augusta Xavier Guimarães Serviços de Documentação da Universidade do Minho
  • Daniela Castro

Resumo

Nos últimos anos, os repositórios institucionais têm sido alvo de grande atenção por parte de universidades e bibliotecas universitárias. Os repositórios institucionais inserem-se no movimento vulgarmente conhecido por Open Access Initiative, que visa promover o acesso livre e irrestrito à literatura científica e académica, favorecendo o aumento do impacto do trabalho desenvolvido pelos investigadores e instituições, e contribuindo para a reforma do sistema de comunicação científica, reassumindo o controlo académico sobre a publicação, aumentando a competição e reduzindo o monopólio das revistas científicas das editoras comerciais.
Neste contexto, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho definiram como objectivo estratégico para 2003 a constituição de um Repositório Institucional – o RepositóriUM, com o propósito de armazenar, preservar e divulgar a produção intelectual das diversas comunidades científicas desta Universidade. O presente trabalho descreve a forma como o RepositóriUM foi implementado na plataforma DSpace, as funcionalidades do sistema, a estratégia de divulgação junto das comunidades científicas da Universidade do Minho, o processo de depósito ou auto-“arquivo” dos documentos e a aplicação do esquema de metadados Dublin Core na descrição dos documentos digitais depositados.
Conclui-se apresentando os resultados e os ensinamentos obtidos neste primeiro ano do projecto, bem como as principais linhas que se irão prosseguir no desenvolvimento do RepositóriUM.

Biografias Autor

Eloy Rodrigues, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

 

 

Ângelo Miranda

 

Augusta Xavier Guimarães, Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Downloads

Publicado

2004-05-12