A integração da informação e da documentação do ministério da educação – uma proposta para o século XXI

Autores

  • Anabela Mourato
  • Ana Luísa Viseu
  • Ermelinda Dias
  • João Pires
  • Júlia Serra
  • Lourenço Ferreira
  • Luísa Lacerda
  • Maria João Amante ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Maria Elvira Evaristo
  • Paula Ochoa Biblioteca Nacional de Portugal
  • Paulo J. S. Barata Inspecção-Geral da Educação
  • Rosa Carvalho

Resumo

Apresenta-se, ao longo de quatro partes, o projecto, em curso no Ministério da Educação, visando a integração da informação e da documentação dos seus órgãos e serviços. Na primeira traça-se o enquadramento conceptual do projecto, equacionando a importância dos sistemas de informação como instrumentos de modernidade e de competitividade, geradores de qualidade, de eficiência e de eficácia dos serviços públicos. Na segunda, apresenta-se o SIDIME – Sistema Integrado de Documentação e Informação do Ministério da Educação que irá interligar cinco vertentes: as bibliotecas, com duas linhas de acção, uma relativa à documentação corrente (SIBE – Sistema Integrado de Bibliotecas da Educação) e outra à documentação com valor patrimonial (Biblioteca do Património Bibliográfico), os arquivos (Organização e Gestão Integrada dos Arquivos do ME), os museus (Rede de Núcleos Museológicos Escolares) e a informação para o exterior (Balcão Virtual do Ministério de Educação/Contact Center). Na terceira, desenvolve-se a filosofia subjacente ao SIBE, actualmente a face mais visível e o vértice mais dinâmico desta infra-estrutura, apresentando os seus objectivos e caracterizando as iniciativas congéneres ocorridas na década de 80. Na última parte, apresentam-se os benefícios previstos e as principais conclusões. De entre os quais se destacam: a criação de uma plataforma de entendimento mútuo e de trabalho conjunto entre os vários serviços; uma política documental comum; um catálogo colectivo on-line; a distribuição rápida e eficaz de produtos e serviços; a rentabilização comercial da informação disponível; a redução dos custos, resultantes da aquisição de documentos duplicados; a comunicação interna rápida e eficaz; a redução dos custos operacionais na prestação de serviços; o aumento da
comodidade no acesso à informação e do grau de satisfação de utilizadores e funcionários.

Biografia Autor

Paula Ochoa, Biblioteca Nacional de Portugal

Técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova. Investigadora nas áreas de gestão da qualidade e gestão de competências.

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Publicado

2004-05-12