Avaliação de qualidade: em busca da excelência nas bibliotecas

Autores

  • Rosa Maria Tavares Galvão Biblioteca Nacional de Portugal
  • Aurora Machado Biblioteca Nacional de Portugal

Resumo

A rápida evolução dos factores económicos, os avanços tecnológicos e os desafios socioculturais, nomeadamente a crescente consciência e exercício dos direitos de cidadania, obrigaram as organizações a alterar métodos de trabalho e a relação com os cidadãos. A qualidade passa a ser considerada um investimento do qual depende a sobrevivência das organizações que se vêem obrigadas a alterar as suas formas de gestão para melhor satisfazer as necessidades dos utilizadores. A qualidade impõe-se e pressupõe o envolvimento e motivação de toda a equipa. As bibliotecas, e os seus profissionais, por sua iniciativa ou por força das circunstâncias, são obrigadas a encarar estas novas realidades. Faz-se referência à normalização existente num contexto de qualidade, a metodologias de abordagem aos sistemas de qualidade em bibliotecas nacionais, bem como à experiência da BN nesta matéria.

Biografias Autor

Rosa Maria Tavares Galvão, Biblioteca Nacional de Portugal

Rosa Maria Tavares Galvão é coordenadora do Serviço de Normalização e Qualidade da Biblioteca Nacional de Portugal.
Licenciada em História, pós-graduada em Ciências Documentais pela UL, atualmente doutoranda no Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade de Évora (2009-2012). A desempenhar funções na BNP desde 1989, tem desenvolvido trabalhos na área da normalização bibliográfica especialmente no âmbito de UNIMARC e da normalização biblioteconómica internacional. Coordenou as traduções dos Manuais UNIMARC bibliográfico e de Autoridades, cotraduziu a ISBD e colaborou na revisão técnica das traduções dos Requisitos Funcionais dos Registos Bibliográficos (FRBR) e dos Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade (FRAD). É membro do Comité Permanente do UNIMARC (PUC) desde 1997, e presidiu ao Working Group on the UNIMARC Holdings Format, ambos sob a égide da IFLA. Também é membro da Comissão Permanente da Comissão Técnica de Normalização em Documentação e Informação (CT 7), no âmbito da qual tem colaborado na tradução e revisão de normas ISO. Lecciona na Universidade Nova de Lisboa a cadeira de Descrição e Comunicação da Informação Biblioteconómica do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação.

Aurora Machado, Biblioteca Nacional de Portugal

Aurora Machado é responsável pela Área de Aquisições da Biblioteca Nacional de Portugal. Mestre em Ciências da Informação e da Documentação, é funcionária da BN desde 1987. Desempenhou funções no Arquivo da Literatura Portuguesa Contemporânea, foi responsável pela Área de Acesso e Depósitos da Divisão de Reservados e, posteriormente, responsável pela Área de Leitura Geral e Depósitos. De 2000 a 2007, foi Chefe da Divisão de Acesso Geral que incluía os serviços de Acolhimento e cartão de leitor, Referência, Leitura Geral e Depósitos, Empréstimo Interbibliotecas e Informação Bibliográfica.

Downloads

Publicado

2004-05-12