Gestores de Recursos Electrónicos: Que formação na era digital?

Autores

  • Sandra Marques Pinto
  • José António Calixto Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
  • Pedro Faria Lopes Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI), ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados e conclusões de um estudo efectuado na área da gestão de colecções digitais realizado no âmbito do trabalho de investigação da Tese de Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais do primeiro autor. Este estudo teve como objectivo o conhecimento da opinião dos bibliotecários sobre a formação recebida relativamente ao manuseamento e disponibilização de recursos electrónicos, face à necessidade de novas competências, devido às mudanças dos procedimentos dos profissionais de informação com a incorporação de documentos em formato electrónico ou digital nas bibliotecas.
As publicações digitais ou electrónicas vieram afectar todas as áreas da biblioteconomia, incluindo a gestão de colecções. As mudanças não se deram ao nível das tarefas efectuadas, mas sim ao nível dos procedimentos. As actividades dos bibliotecários estão a desenvolver-se, não em oposição às que já eram realizadas, mas adicionando-lhes novos componentes. Com a introdução de recursos electrónicos nas bibliotecas, as funções dos bibliotecários expandiram-se a domínios como o direito, a negociação e a informática. Por esse motivo a gestão dos recursos digitais implica novas competências, desde a negociação das licenças de utilização até à forma como os documentos digitais são disponibilizados.
Com a rápida evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e constante introdução de novos suportes para disponibilização de conteúdos, a formação tem um papel crucial para a gestão de recursos electrónicos ou digitais. A insatisfação pela falta de formação nesta área em Portugal é notória.

Biografias Autor

José António Calixto, Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.
Presentemente é director da Biblioteca Pública de Évora e Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, depois de ter sido professor do Ensino Secundário em várias escolas do país e bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Colaborou como docente na área dos Estudos de Informação na Universidade de Évora, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no ISCTE. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de Mestrado e de doutoramento nesta área.
Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação e sociedade da informação. É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE,  2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE,  2010.

Pedro Faria Lopes, Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI), ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal

É Professor Associado do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI) do ISCTE-IUL, onde coordena o Mestrado em Engenharia Informática. Lecciona e é coordenador das Unidades Curriculares de Multimédia e Computação Gráfica, Interacção Pessoa-Máquina, Jogos Por Computador, Som e Vídeo para Multimédia e Gestão Multimédia. URL: iscte.pt/~pcfl

Downloads

Publicado

2014-05-12