Os bibliotecários como catalisadores da mudança: o caso do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento
Resumo
Este trabalho tem por objectivo analisar o papel dos bibliotecários como catalisadores da mudança organizacional no contexto da promoção da política de qualidade e inovação em serviços de informação e conhecimento. A abordagem seguida incidiu na caracterização e interpretação indutiva das dinâmicas de inovação do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento (OQSIC), durante o período de 2001 a 2003, em que tiveram um papel determinante as novas competências profissionais direccionadas para o posicionamento estratégico da profissão e para o valor acrescentado dos processos de melhoria e inovação. A principal questão a que nos propusemos responder foi saber qual o contributo dos bibliotecários para o sucesso desta experiência. Nesse sentido, são analisadas as três dinâmicas de inovação resultantes da actuação do OQSIC: a Qualidade, o modelo de gestão de competências e o referencial de avaliação da utilização de recursos e serviços electrónicos em bibliotecas.Downloads
Publicado
2004-05-12
Edição
Secção
Comunicações