Os bibliotecários como catalisadores da mudança: o caso do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento

Autores

  • Paula Ochoa Biblioteca Nacional de Portugal
  • Leonor Gaspar Pinto Bibliotecas Municipais de Lisboa; Universidad de Alcalá

Resumo

Este trabalho tem por objectivo analisar o papel dos bibliotecários como catalisadores da mudança organizacional no contexto da promoção da política de qualidade e inovação em serviços de informação e conhecimento. A abordagem seguida incidiu na caracterização e interpretação indutiva das dinâmicas de inovação do Observatório da Qualidade em Serviços de Informação e Conhecimento (OQSIC), durante o período de 2001 a 2003, em que tiveram um papel determinante as novas competências profissionais direccionadas para o posicionamento estratégico da profissão e para o valor acrescentado dos processos de melhoria e inovação. A principal questão a que nos propusemos responder foi saber qual o contributo dos bibliotecários para o sucesso desta experiência. Nesse sentido, são analisadas as três dinâmicas de inovação resultantes da actuação do OQSIC: a Qualidade, o modelo de gestão de competências e o referencial de avaliação da utilização de recursos e serviços electrónicos em bibliotecas.

Biografias Autor

Paula Ochoa, Biblioteca Nacional de Portugal

Técnica superior na Biblioteca Nacional de Portugal. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da informação e Documentação da Universidade Nova. Investigadora nas áreas de gestão da qualidade e gestão de competências.

Leonor Gaspar Pinto, Bibliotecas Municipais de Lisboa; Universidad de Alcalá

Bibliotecária e investigadora. MSc Information Management (University of Sheffield). Doutoramento em Documentacão (Universidad de Alcalá).
Técnica superior da Câmara Municipal de Lisboa. Assistente convidada no Mestrado em Ciência da Informação e Documentação da Universidade Nova de Lisboa.

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Publicado

2004-05-12