O Advento Digital e a nova missão da Biblioteca Pública

Autores

  • Ângela Maria Ramiro Salgueiro Pereira Câmara Municipal de Leiria - Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira; Universidade de Évora Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação

Resumo

As bibliotecas vivem actualmente um tempo de transformação, o ambiente estável da informação impressa foi fortemente abalado com o surgimento da informação digital e, especialmente, com o desenvolvimento de redes de informação dinâmicas.
A Internet, como meio de comunicação é uma área da difusão de informação que as bibliotecas não podem ignorar e que pode tornar-se a oportunidade de futuro para estes serviços tradicionais de informação.
Este contexto informacional de mudança, revela uma nova missão para a biblioteca, a de contribuinte de conteúdos digitais e disseminados pela Internet. Cumprir este papel será contribuir para um futuro da informação digital multicultural, multilinguística e representativa da Humanidade.

Biografia Autor

Ângela Maria Ramiro Salgueiro Pereira, Câmara Municipal de Leiria - Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira; Universidade de Évora Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação

Ângela Maria Ramiro Salgueiro Pereira escolheu ser bibliotecária em 1987, ano em que é lançado o Programa Nacional de Rede de Bibliotecas Públicas.
Licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa, em 1986. Conclui a Especialização em Ciências Documentais (Opção de documentação e biblioteca) no ano de 1989, em Coimbra.
Mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE) em 2006, atualmente é doutoranda em Ciências de Informação e da Documentação na Universidade de Évora.
Profissionalmente é Técnica Superior na Câmara Municipal de Leiria, tendo desempenhado várias funções no setor da cultura, destacando-se o acompanhamento técnico da candidatura, projeto e concretização da atual Biblioteca Municipal de Leiria.
Foi docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria no Curso de Comunicação Educacional e Gestão da Informação de 2001 a 2006. Formadora em diversos cursos Técnico-profissionais da área de bibliotecas e realizou várias oficinas de formação técnica para profissionais docentes e não docentes no âmbito da Rede de Bibliotecas Escolares.
Tem apresentado algumas comunicações em colóquios e congressos.

Downloads

Publicado

2004-05-12