Novas Tecnologias da Informação no Arquivo Municipal de Lisboa

Autores

  • Inês Morais Viegas
  • Adelaide Brochado
  • Isabel Silva
  • Helena Neves
  • Vitória Pinheiro
  • Sara Loureiro

Resumo

Novas funcionalidades em desenvolvimento no AMLSB com vista a optimizar o Software em produção – X-Arq/Extended Archive – Solução Aplicacional concebida na lógica de sistema integrado de Gestão de Documentos de Arquivo.
Programa de Intervenção (em curso) na área da Gestão de Informação, centrado quer em sistemas construídos à medida das necessidades, quer na parametrização e adaptação de packages disponíveis:
1 – Sistema Integrado de Gestão de Sala de Leitura:
Implementação de Sistema para suporte a solicitações de consulta de documentação (Serviços da CML e público na Sala de Leitura).
Visa simultaneamente responder às necessidades identificadas na vertente Gestão operacional (controlo de leitores, requisições e pedidos de reprodução).
2 – Integração LISI/X-Arq:
Integração das soluções aplicacionais do Arquivo Fotográfico no Sistema X-Arq/Extended Archive de forma a viabilizar uma “plataforma” única de Tratamento, Gestão e Recuperação da Informação.
Compatibilização de dados da Base de Imagens LISI (descrição registo a registo sem normalização da descrição) com a descrição hierárquica multinível (PCD).
3 - INTERFACE WEBSEARCH:
Interface único p/consulta de documentação a partir da totalidade da bases de dados existentes na Divisão de Gestão de Arquivos.
Compreende duas componentes:
1 – Interface WebPesquisa – consulta on-line da documentação tratada e gerida na Aplicação X-Arq/Extended Archive.
2 – Interface Web-Requisição – sistema de requisições e respectiva gestão via Web.
4 - Sistema de Informação ao Leitor: Portal do AMLSB:
Site p/consulta on-line (externa e interna) de documentação e acesso a informação relativa a actividades desenvolvidas, caracterização dos serviços, condições de acesso, divulgação de eventos, e catálogo de publicações disponíveis p/venda.
Acesso à informação por intermédio de conteúdos temáticos e/ou selecção de determinados pontos de acesso sendo possível navegar por meio de link’s num ambiente de interactividade apelativo para o utilizador.
Integra Informação de todas as bases de dados em produção nos diversos pólos de Arquivo (Área Arquivo e Biblioteca).

Downloads

Publicado

2004-05-12