ColCat: Catálogo Colectivo Distribuído

Autores

  • Filipe Manuel dos Santos Bento Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Resumo

URL: http://srv.doc.ua.pt/ColCat/
Enquadramento e Motivação:
Em Maio de 1999 o Grupo de Estudo “Arquitectura e Serviços do Catálogo Distribuído”, apresentou à Comissão Instaladora da RUBI (Rede Universitária de Bibliotecas e Informação, http://rubi.doc.ua.pt) uma proposta de implementação de um motor de busca de informação bibliográfica baseado no protocolo z39.50*. A falta de financiamento pelas entidades competentes levou a que este projecto não tivesse sido implementado.
Perante a mudança do paradigma tecnológico, com as Bibliotecas a disponibilizarem o acesso via web aos seus catálogos, nasceu uma nova motivação para a implementação deste serviço. Assim aparece o projecto com nome de código ColCat, desenvolvido nos Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro como um projecto “fora de horas”, para implementação de um modelo simplificado do serviço preconizado pelo Grupo de Estudo supra-mencionado.
O modelo implementado permite virtualmente a adição de qualquer OPAC disponível em linha via web, nacional ou estrangeiro, seja qual for a língua ou sistema usado.
Ao receber o pedido, o sistema ColCat activa o seu motor de pesquisa, executando pedidos sequenciais aos diferentes servidores e apresentado os resultados de uma
forma sumária com ligações às páginas de resultados nos diferentes OPACs, quando estes não são nulos (links “ver obras”, à frente do nome da Biblioteca ou acervo).
Uma imagem animada é mostrada antes do nome de cada OPAC que está a ser pesquisado no momento. Esta é substituída por um visto verde ou um “x” vermelho quando a pesquisa retornou ou não resultados, respectivamente.
Uma grande parte dos sistemas recorre à geração de sessões únicas para agrupar as pesquisas e outras acções
associados a uma sessão de pesquisa; para estes o sistema guarda a informação da sessão, caso a retome algum resultado. Se o utilizador pretender ver as obras dessa Biblioteca, o sistema chama automaticamente essa sessão, invocando deste modo a pesquisa efectuada anteriormente.
Para os que permitem a pesquisa directa, a ligação “ver obras” acede directamente a uma pesquisa pré-parametrizada.
Este serviço está disponível em acesso livre na web. Os Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro estão receptivos à colaboração de outras instituições para desenvolvimentos futuros.

Downloads

Publicado

2004-05-12