Catalogação de material gráfico via Web

Autores

  • Filipe Manuel dos Santos Bento Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

Resumo

Enquadramento e implementação:
A colecção alvo desta biblioteca digital é constituída por cerca de 40.000 cartazes, predominantemente portugueses, de temática política, social e cultural, editados no último quartel do século XX.
Para a catalogação deste tipo de documentos gráficos identificou-se como sendo necessário recorrer a recursos humanos distribuídos fisicamente, não estando estes em
contacto entre si. Dada esta realidade e atendendo ao grande número de documentos e aos imperativos da sua preservação, verificou-se a necessidade de desenvolver uma ferramenta de trabalho colaborativo que permitisse executar a catalogação por partes, sem a presença física dessas obras.
Numa primeira etapa os documentos são digitalizados, sendo de seguida disponibilizados na base de dados para catalogação remota, via web, por alunos com bolsa de emprego da Associação Académica. Na página de catalogação, os campos para inserção de dados estão ao lado da imagem digitalizada.
De seguida essa catalogação é validada por técnicos especializados BD dos Serviços de Documentação, tendo o documento presente fisicamente.
Esta validação disponibiliza imediatamente a obra na interface pública desta biblioteca digital (URL: http://www.doc.ua.pt/bibliodigital/cartazes/cartazes.asp):
e as diferentes formas de visualização; em lista
ou todos os dados sobre um.
De notar que a imagem apresentada em tamanho maior é gerada automaticamente com um nome aleatório de 16 dígitos, com um logotipo e “Universidade de Aveiro / Serviços de Documentação” embutidos digitalmente de modo a proteger o fundo contra possíveis duplicações ou outros usos não autorizados.
Como etapa complementar, este sistema gera um ficheiro com um formato próprio, com os registos prontos a serem importados para a base bibliográfica do Sistema de Gestão Integrada - Aleph. Estes registos bibliográficos incluem a ligação à página de visualização da imagem digitalizada desse cartaz, no campo UNIMARC 856.
O projecto de digitalização está enquadrado no âmbito do desenvolvimento da Biblioteca Digital da Universidade de Aveiro.

Downloads

Publicado

2004-05-12