O Bookcrossing das Bibliotecas Públicas: criação de uma nova comunidade de leitores

Autores

  • Luísa Alvim Casa de Camilo-Museu. Centro de Estudos

Resumo

Pretende-se apresentar um projecto, adaptado da filosofia implantada mundialmente apelidada de Bookcrossing, e integrá-lo nos objectivos das Bibliotecas de Leitura Pública, tais como : fortalecer hábitos de leitura, familiarizar com o mundo dos livros a população não cativada pela leitura, aproximar o livro a públicos alargados.
Utilizando o método “Bookring”, cadeia de empréstimo de livros que acaba e começa no mesmo local físico, pretende-se cativar potenciais leitores, através do encontro ocasional com o livro “perdido” - colocado estrategicamente em locais não formais, que passarão a ser de recolha e de distribuição de livros (p.ex. central de camionagem, estação de comboio, átrio de entrada de igrejas, etc.), sem nunca se registar por escrito, ou de outra forma, o empréstimo.
Posteriormente, pretende-se testar a importância da concentração de livros fora dos locais habituais e seus impactos no melhoramento dos hábitos de vida da população.
A Biblioteca de Leitura Pública é vista como um agente de desenvolvimento local promovendo uma animação urbana diferente e criando uma nova comunidade de leitores. O Bookcrossing é visto como uma estratégia de democratização cultural.

Downloads

Publicado

2004-05-12