O sistema de informação da Assembleia da República

Autores

  • Fernando Marques Pereira
  • Helena Isabel Goullart Medeiros
  • Leonor Calvão Borges
  • Maria Manuela Ferrão
  • Maria de Santa Cristina Leitão

Resumo

A apresentação do poster sobre o Sistema de Informação da Assembleia da República tem o objectivo de mostrar a forma como a Assembleia da República produz e gere todos os seus conteúdos informativos e documentais, especialmente, o modo como os interliga, criando um sistema de informação integrado.
O poster consta de quatro painéis cada um dedicado a uma das bases de dados e um relativo ao arquivo digital, que integram o sistema. A saber:
PLC – Base de dados sobre a actividade legislativa e parlamentar, relativos à 3ª República (1975-). Contém já dados desde 1991 (VI Legislatura) na Intranet e desde 1999 (VIII Legislatura) na Internet.
Arquivo Histórico Parlamentar – Base de dados de descrição arquivística dos fundos documentais existentes no Arquivo Parlamentar desde 1821 até à actualidade, baseada nas normas ISAD (G) e ISAAR (CPF).
Arquivo Fotográfico – Base de dados de descrição de imagens compreendidas entre o século XIX e o nosso século, em diferentes suportes fotográficos, obtidas no decurso da actividade da Assembleia da República.
Debates Parlamentares – Arquivo digital composto pelas publicações oficiais das várias instituições parlamentares, desde 1821 até à actualidade e que é o resultado de um projecto faseado de digitalização de cerca de 1.200.000 páginas.
Paralelamente à apresentação dos painéis, será dada importância à ligação estreita entre os Debates Parlamentares e a base sobre a Actividade Legislativa e
Parlamentar, enquadrada na política actual da Assembleia para o incremento dos recursos electrónicos abertos ao cidadão, de que é também um bom exemplo, a disponibilização exclusivamente em formato electrónico, através da "página" Internet do Parlamento, a partir do início da 2ª. sessão legislativa da IX Legislatura (15-09-2003), da 1ª. Série do Diário da Assembleia da República.
De igual modo, a disponibilização de conteúdos em suporte digital é assegurado nas bases de dados do Arquivo Histórico e do Arquivo Fotográfico, permitindo a ligação do registo ao documento digitalizado.
Tal será demonstrado através de pesquisas on line em todas as bases de dados, a que o público poderá aceder.

Downloads

Publicado

2004-05-12