Ferramentas de busca na Internet: para quê, por quê e como utilizá-las
Resumo
A evolução das tecnologias de informática e de comunicação aplicadas à informação tornou possível a indexação, recuperação e disseminação automática da informação, em especial na rede Internet com a utilização das ferramentas de busca - programas que manipulam base de dados com informações sobre documentos disponíveis na rede. A Internet é uma grande fonte eletrônica de informação que, por meio da World Wide Web, coloca à disposição documentos hipertextuais dos mais variados assuntos e de diferentes arquiteturas de informações textuais, sonoras e imagéticas. Para que esse universo possa ser acessado por pessoas de diferentes culturas e territórios, softwares percorrem essa rede indexando as páginas informacionais disponíveis pelos/para os usuários. As ferramentas de busca por meio das estratégias fornecidas pelos usuários, consultam bases de dados com o objetivo de fornecer endereços de sites ou páginas pertinentes ao assunto solicitado. Elas se diferenciam na forma de estruturar as bases de dados, nos recursos referentes às estratégias de busca, nos níveis de busca e na apresentação dos resultados. Como objetivos deste trabalho de pesquisa temos a delimitação das características fundamentais dos diversos tipos de ferramentas de busca e avaliação das respostas oferecidas mediante as estratégias de busca e níveis de busca pré-estabelecidos. Como resultados, apontamos algumas diretrizes para a otimização do uso estratégico das ferramentas de busca com relação aos tipos de consulta e assuntos desejados. Concluímos que existe um campo de pesquisa amplo para os profissionais da Biblioteconomia, com relação aos tratamentos descritivo e temático dos documentos disponíveis na Internet que são catalogados em bases de dados pelas ferramentas de busca de forma automática ou manual, para que esses documentos possam ser recuperados de maneira a atender as expectativas do usuário numa relação eficaz de relevância x pertinência x tempo de busca.Downloads
Publicado
2001-05-23
Edição
Secção
Comunicações