Estudo sobre os Profissionais de Informação em Portugal: 2021-2023
Keywords:
Associações profissionais, Estudos demográficos, Profissionais de Informação, Identidade profissional, Formação profissionalSynopsis
Este trabalho apresenta os resultados do Estudo sobre os Profissionais de Informação em Portugal, 2021 a 2023, realizado por iniciativa da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD), desenvolvido pela Comissão Técnica Profissão. O estudo na sua totalidade pretende responder a uma necessidade de conhecer e caraterizar os recursos humanos que exercem a sua atividade na área da informação e documentação e os responsáveis dos organismos de informação em Portugal, nas seguintes variáveis: sexo, faixa etária, profissionais portadores de deficiência, nacionalidade, categoria profissional, habilitações literárias, formação na área da Ciência da Informação/BAD, formação contínua, participação em associações profissionais. Quanto à metodologia, aplicou-se um inquérito por questionário aos responsáveis pelas instituições de informação em Portugal, na plataforma LimeSurvey, enviada aos serviços de informação dos vários setores da sociedade. Os dados recolhidos foram descarregados para ficheiros Excel e trabalhados com recurso a tabelas pivot. Os resultados caraterizam os responsáveis e os profissionais nas variáveis já designadas. O resultado obtido de 9606 profissionais, na variável categoria profissional, é o número mais elevado de profissionais de informação no país. Apresenta-se, também, o valor estimado de 13.333 profissionais, para alcançar um número mais aproximado de profissionais na realidade portuguesa. Este estudo é o primeiro que se faz sobre este grupo profissional, englobando os vários setores de atividade, e permite fazer um retrato demográfico e social dos profissionais de informação. Nas conclusões, são apresentadas as inferências do cruzamento das várias variáveis analisadas e apresentam-se recomendações. No futuro, permitirá à associação profissional atuar, traçar estratégias e planos na defesa dos profissionais de informação.
Downloads
References
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP). (2024). Catálogo Nacional de Qualificações. https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/1729
Almeida, P. (2022). Os profissionais de informação nos Arquivos Municipais entre os rios Mondego e Douro – Portugal. [Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação e Documentação, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa]. Repositório da FLUL. http://hdl.handle.net/10451/56462
American Library Association (ALA). (2014). Demographics studies: Comparison of ALA members to National Count of Librarians by age category. https://www.ala.org/tools/sites/ala.org.tools/files/content/initiatives/membershipsurveys/CountLibrariansbyAge9-2014.pdf
American Library Association (ALA). (2016). Demographics studies: Librarian Demographics from the Bureau of Labor Statistics. https://www.ala.org/tools/sites/ala.org.tools/files/content/BLS%20sources%20of%20information%20about%20librarians%202016.pdf
American Library Association (ALA). (2017). ALA demographics studies: 2017 ALA Demographic Study https://www.ala.org/tools/sites/ala.org.tools/files/content/Draft%20of%20Member%20Demographics%20Survey%2001-11-2017.pdf
Australian Library and Information Association (ALIA). (2014). Future of the Library and Information Science Profession: Library and Information Professionals. Australian Library and Information Association. https://read.alia.org.au/content/future-library-and-information-science-profession-library-and-informationprofessionals
Bernardo Suárez, A. (2023). Estudio sobre la situación del personal que presta sus servicios en la Red de Bibliotecas Públicas de Navarra. FESABID. https://www.culturanavarra.es/imagenes/documentos/estudiosobre-la-situacion-del-personal-que-presta-sus-servicios-en-la-red-de-bibliotecas-publicas-de-navarra-475-es.pdf?t=20231010224002
Centenico, A. (2021). Os profissionais de informação nos Arquivos Municipais do Sul de Portugal [Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação e Documentação, FLUL- Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa]. Repositório da FLUL. http://hdl.handle.net/10451/50545
Coutinho, C. P. (2015). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e prática (2nd ed.). Almedina.
Decreto-Lei n.º 280/79, de 10 de Agosto. (1979). Diário da República: I série, nº 184. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/280-1979-377699
Decreto-Lei nº 247/1991, de 10 de julho. (1991). Diário da República: I série A, nº 156. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/247-1991-668103
Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro. (2001). Diário da República: I série A, nº 29. https://files.dre.pt/1s/2001/02/029a00/05870589.pdf
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP). (2018). Organização da Administração do Estado. https://www.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID=a5de6f93-bfb3-4bfc-87a2-4a7292719839&men=i
Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP). (2023). Boletim estatístico do emprego público. Nº 25. https://www.dgaep.gov.pt/index.cfm?OBJID=ECA5D4CB-42B8-4692-A96C-8AAD63010A54
Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). (2022). Cursos e Instituições. https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/Estudo_CTeSP?plid=371
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). (2023). Perfil do Pessoal Não Docente do Ensino Superior - 2022/23. DGEEC. https://www.dgeec.medu.pt/art/ensinosuperior/undefined/undefined/657047ea602a6e14599d38a3
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). (2023). Rede Nacional de Bibliotecas Públicas: Relatório Estatístico 2022. http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/ServProf/Estatistica/Documents/RelatorioEstatistico2022.pdf
European Council of Information Associations (ECIA). (2005). Euro-Referencial I-D. INCITE.
Faria, M. I., & Pericão, M. da G. (2008). Dicionário do livro: Da escrita ao livro electrónico. Almedina.
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB). (2024). Censo da Biblioteconomia Brasileira. https://censo.febab.org/
Fédération des milieux documentaires (FMD). (2023). https://fmdoc.org/2023/10/17/enquete-redi-sur-lesmetiers-et-professions-documentaires-au-quebec/
Filipe, A. L. J. (2020). Os gestores de informação nos Arquivos Municipais entre o rio Mondego e a Área Metropolitana de Lisboa [Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação e Documentação, FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa]. Repositório da FLUL. http://hdl.handle.net/10451/49795
Fisher, R. K. (2018). Human resource challenges for public libraries: survey results. Public library quarterly. 37 (3), 279-295. https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&AuthType=ip,shib&db=edselc&AN=edselc.2-52.0-85041920756&lang =pt-pt&site=edslive&scope=site DOI-10.1080/01616846.2018.1437520
Freitas, E. de (1998). As bibliotecas em Portugal: elementos para uma avaliação. Observatório das Actividades Culturais.
Freitas, C., & Marinho, V. (2019). Arquivos Municipais: nótulas ao 6º Inquérito Nacional [Comunicação em conferência]. 13º Encontro Nacional de Arquivos Municipais. https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/arquivosmunicipais/article/view/2040
Grupo Informal Bibliotecas da Administração Central do Estado – Pensar o futuro (GIBACE). (2015).
Bibliotecas da Administração Central do Estado. Que futuro(s)?. INA. http://hdl.handle.net/10782/647
Hall, H., Raeside, R., Dutton, M. & Chen, T. (2015). A study of the UK information workforce: Mapping the Library, Archives, Records, Information Management and Knowledge Management and related professions in the United Kingdom. CILIP The Library and Information Association & ARA Archives and Records Association.
Hernández Pacheco, F. & Quezada Escamilla, D. (2016). Human resources in Mexican public libraries: an exploratory inquiry. Investigación bibliotecológica, 30(68), january/april. https://doi.org/10.1016/j.ibbai.2016.06.002
Instituto Nacional de Estatística (INE). (2011). Classificação Portuguesa das Profissões: 2010. INE. https://www.ine.pt/xurl/pub/107961853
Instituto Nacional de Estatística (INE). (2015). NUTS 2013: As novas unidades territoriais para fins estatísticos. INE. https://www.ine.pt/xurl/pub/230205992
Instituto Nacional de Estatística (INE). (2022). Anuário Estatístico de Portugal – 2021. https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=6174083&PUBLICACOESmodo=2&fbclid=IwAR37vPBWyE4FUWHkhqgdzOYEViTQ7yY6ftFnC4iROTZi_Hkue-Gt07JXo0E
Instituto Nacional de Estatística (INE). (2022). Entidades do Sector Institucional das Administrações Públicas. https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=456019385&att_display=n&att_download=y
Kalangit, W., Masengi, E. E., Pangkey, I., & Mandagi, M. (2022). Human Resources Development In Bitung City Library Service. Technium Social Sciences Journal, 28(1), 17–31. https://doi.org/10.47577/tssj.v28i1.5742
Lei nº 121/2008, de 11 de julho. (2008). Diário da República: I série, nº 133. https://diariodarepublica.pt/dr/analise-juridica/tipo/121-2008-456561
Lei nº35/2014. (2014). Diário da República: I série, n.º 117. https://diariodarepublica.pt/dr/legislacaoconsolidada/lei/2014-57466875
Lei n.º 4/2019, de 10 de janeiro. (2019). Diário da República: I série, nº 7. https://diariodarepublica.pt/dr/analise-juridica/lei/4-2019-117663335
Macedo, L. S. A. de, Centenico, A., Silva, C. G. da, Filipe, A. L. J., Gonçalves, J. P., & Almeida, P. (2023). Os profissionais de informação nos arquivos municipais em Portugal: Identificação e caraterização: Vol. Ciência Aberta (2) (C. G. da Silva, J. P. Gonçalves, L. Corujo, & J. Revez, Coords.). Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa & Edições Colibri, em parceria com a BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. https://doi.org/10.51427/10451/57698
Marcos, I. V. (2015). Gestão da carreira dos profissionais da informação em Portugal. Estudo sobre as trajetórias laborais e perceções da profissão dos graduados da Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação da Universidade Aberta: cursos de 2007 a 2009 [Tese de Doutoramento, Universidad de Alcalá]. Repositório institucional da Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/4828
Miranda, Ana P. (2023). Os profissionais da informação das bibliotecas públicas em Portugal: entre Vouga e Tejo [Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação e Documentação, FLUL- Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa]. Repositório da FLUL. http://hdl.handle.net/10451/61463
Moura, M. J. (1987). La situation des bibliothèques universitaires au Portugal. IFLA Council & General Conference, 53, Brighton, 1987 (pp. 10–14). Brighton: IFLA.
Ochôa, P. (2012). Para uma perspetiva intergeracional das carreiras e competências em Portugal: Análise da profissão de bibliotecário. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas. https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/584
Oliveira, S. (2022). A Ciência da Informação em Portugal (1989-2016): uma análise bibliométrica às fontes primárias de comunicação formal [Tese de Doutoramento em Ciência da Informação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra]. Repositório da UC. https://hdl.handle.net/10316/103480
PORDATA (2022). Estatísticas sobre Portugal e a Europa. Fundação Francisco Manuel dos Santos. https://www.pordata.pt
Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho. Diário da República: I série, nº 124. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/192-a-2015-67637938
Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril. (2019). Diário da República: I série, nº 83. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/125-a-2019-122202602
Portaria nº 112/2023, de 27 de abril. (2023). Diário da República: I série, nº 82 https://files.dre.pt/1s/2023/04/08200/0000300133.pdf
Public Library Association (PLA). (2022). Public Library Staff and Diversity Report: Results from the 2021 PLA Annual Survey. https://www.ala.org/pla/sites/ala.org.pla/files/content/data/PLA_Staff_Survey_Report_2022.pdf
Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). (2023). Recursos Humanos 2023: Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/dados
Reddington, M. (coord.). (2023). A Study of the UK's Information Workforce 2023: Mapping the Library Archives, Records, Information Management and Knowledge Management and related professions in the United Kingdom & Ireland. CILIP The Library and Information Association & ARA Archives and Records Association. https://www.cilip.org.uk/page/workforcemapping
Santos, A. (2022). Os profissionais de informação das bibliotecas públicas do Norte de Portugal [Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação e Documentação, FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa]. Repositório da FLUL. http://hdl.handle.net/10451/56707
Santos, J., Serôdio, C. & Ferreira, F. (2017). Diagnóstico aos Sistemas de Informação nos Museus Portugueses: Relatório final. https://noticia.bad.pt/wpcontent/uploads/2017/06/GTSIM_DSIM_Relat%C3%B3rioFinal.pdf
Silva, A. M., & Ribeiro, F. (2004). Formação, perfil e competências do profissional da Informação. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 8. https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/622
Skinner, M., & Hulbert, I. (2022). A*CENSUS II All Archivists Survey Report. Ithaka S+R. Ithaka S+R. https://sr.ithaka.org/wp-content/uploads/2022/08/SR-Report-ACENSUS-II-All-Archivists-Survey-08222022.pdf
Skinner, M. (2023). A*CENSUS II: Archives Administrators Survey. Ithaka S+R. Ithaka S+R. https://sr.ithaka.org/wp-content/uploads/2023/01/SR-Report-ACENSUS-II-Archives-Administrators- 013123.pdf
Vargues, M. M. P. C. (2016). A estrutura organizacional das bibliotecas universitárias em Portugal [Tese de doutoramento em Ciências da Informação e Documentação, IIFA-Universidade de Évora]. Repositório da UÉvora. http://hdl.handle.net/10174/19729