O projeto comum de gestão documental nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas
da produção à aprovação dos instrumentos de trabalho
Palavras-chave:
Gestão Documental, Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada, Portaria de Gestão de Documentos, Instituições do Ensino Superior, PortugalResumo
Apresentam-se os desenvolvimentos do Projeto Comum de Gestão Documental nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas, desenvolvido em colaboração com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, cujo objetivo principal é produzir instrumentos comuns, aplicáveis e focalizados, por um lado, num passivo documental produzido e acumulado no passado e, por outro, nos ativos institucionais produzidos e acumulados no presente e no futuro. A metodologia adotada numa primeira etapa do Projeto baseia-se na análise comparada de documentos emanados da autoridade arquivística nacional ou produzidos pelas entidades aderentes. Os resultados obtidos até ao momento, consoante a vertente de Projeto, são: i) Relatório de Avaliação de Documentação Acumulada, comum e aplicável ao conjunto das instituições, concluído e aprovado pelas entidades competentes, já em fase de implementação e de avaliação, supervisionada pela autoridade arquivística nacional; ii) Portaria de Gestão Documental comum, em fase de elaboração e de harmonização com outros instrumentos produzidos ao abrigo do projeto de Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística. A aprovação do instrumento final, pelos órgãos competentes, ficará na dependência da finalização da presente etapa.
Como principal conclusão refira-se o facto de que ambos os instrumentos serão de capital importância na prossecução de atividades de gestão da informação de arquivo e na adoção de soluções que promovam a interoperabilidade entre sistemas, nos
níveis técnico e semântico. Ainda, e como intento futuro, refira-se o direcionamento dos esforços para a avaliação arquivística da informação eletrónica e a integração, ao Projeto, de aspetos relativos à curadoria desse tipo de informação, formalizados
em Plano de Preservação Digital.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Direção Geral dos do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Grupo de Trabalho das Instituições do Ensino Superior (2016). Relatório de Avaliação da Documentação Acumulada para as Instituições do Ensino Superior Português – RADA-IES: memória técnica. [Documento não publicado].
Freitas, Maria Cristina Vieira de, Corujo, Luís M. Nunes, & Sousa, Dora S. Simões. (2015). O processo de harmonização e de estabilização do vocabulário que reflete os processos de negócio organizacionais, no âmbito da Fase 1 do Projeto Comum de Gestão Documental nas Universidades Portuguesas. In Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: ligar, transformar, criar valor. Évora: Associação dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. p. 1-10. Disponível em: http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/viewFile/1441/pdf_62.
Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro. Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/640339/details/maximized.