Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing

Autores

  • Maria Salgado CIDEHUS/UÉ - FCT
  • Ana Reyes Pacios Universidad Carlos III de Madrid/ Departamento de Biblioteconomía y Documentación

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508

Palavras-chave:

Social media marketing, Projeto comunicacional, Profissionais da Informação, Bibliotecas académicas, Portugal

Resumo

Este estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em  prática procedimentos exemplares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Salgado, M., & Pacios, A. R. (2016). Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing. Cadernos BAD, (1), 25–40. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508

Edição

Secção

Artigos