Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing

Authors

  • Maria Salgado CIDEHUS/UÉ - FCT
  • Ana Reyes Pacios Universidad Carlos III de Madrid/ Departamento de Biblioteconomía y Documentación

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508

Keywords:

Social media marketing, Projeto comunicacional, Profissionais da Informação, Bibliotecas académicas, Portugal

Abstract

Este estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em  prática procedimentos exemplares.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-21

How to Cite

Salgado, M., & Pacios, A. R. (2016). Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing. Cadernos BAD, (1), 25–40. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508

Issue

Section

Artigos