Bibliotecas do Ensino Superior Português: a importância de um projeto comunicacional para o social media marketing
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1508Keywords:
Social media marketing, Projeto comunicacional, Profissionais da Informação, Bibliotecas académicas, PortugalAbstract
Este estudo pretende analisar quais os social media mais utilizados pelas bibliotecas académicas e, em particular, verificar se existe um projeto para a web social nestas organizações e se está concertado com a estratégia de comunicação implementada. O universo alvo deste estudo foi as bibliotecas de Ensino Superior que integram a Rede do Instituto Nacional de Estatística (INE). A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados consistiu, por um lado, na observação das páginas dos diferentes social media, nas quais as bibliotecas académicas se encontram representadas e, por outro lado, na aplicação de um questionário aos profissionais de informação que se encontram a implementar um projeto direcionado para a web social. Os resultados obtidos permitiram concluir que apesar de serem poucas as bibliotecas académicas que apresentam um projeto deste âmbito, colocam em prática procedimentos exemplares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).