Editorial

Autores

  • José António Calixto Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, CIDEHUS/UÉ

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1573

Resumo

Editorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

José António Calixto, Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, CIDEHUS/UÉ

Bibliotecário, professor e investigador. É licenciado em História e pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, e doutorado (PhD, Librarianship) pela Universidade de Sheffield com uma tese sobre “Os papéis educacionais das bibliotecas públicas em Portugal”.

Presentemente é técnico superior na Câmara Municipal de Setúbal depois de ter sido diretor da Biblioteca Pública de Évora durante 10 anos e responsável pela Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. Foi professor de História do Ensino Secundário em várias escolas do país e colaborou como docente na área dos Estudos de Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ISCTE, Universidade de Évora e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e orienta actualmente algumas teses de Mestrado e de doutoramento nesta área.

Os seus principais interesses de estudo e investigação centram-se nos métodos de investigação em ciências da informação e documentação, na importância social das bibliotecas e a sua relevância para a educação, gestão de colecções, pesquisa e recuperação de informação, literacia da informação, e sociedade da informação. Integrou, a convite do então ministro da cultura, o grupo de trabalho que em 1996 concebeu e produziu as bases para o lançamento da Rede de Bibliotecas Escolares.É há muito tempo sócio da BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, cuja direção presentemente integra, sendo responsável pela área editorial e de comunicação.

É convidado frequente em seminários e conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaboração dispersa em várias revistas especializadas e actas de congressos e encontros científicos. Publicou A Biblioteca Escolar e a Sociedade da Informação (Caminho, 1996), e, como editor, Frei Manuel do Cenáculo : Construtor de Bibliotecas, co-ed. (Caleidoscópio, 2006); Bibliotecas para a vida : Literacia, conhecimento, cidadania (Colibri, CIDEHUS-EU, 2007), Ter ou não ter bibliotecário escolar : Valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares (Fundação Calouste Gulbenkian, 2007); Para além da Branca de Neve : Bibliotecas educação e literacia da informação (Colibri,CIDEHUS-UE,  2010) e Bibliotecas para a vida II : Bibliotecas e leitura (Colibri, CIDEHUS-UE,  2010.

 

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Calixto, J. A. (2016). Editorial. Cadernos BAD, (1), 7–8. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1573

Edição

Secção

Editorial