Bibliotecas públicas, responsabilidade social e cidadania

Autores

  • Vera Correia

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1614

Resumo

Este trabalho de investigação visa estudar e compreender a responsabilidade social (RS) de três bibliotecas públicas da margem sul do Tejo, analisando de que forma estas contribuem para o desenvolvimento de cidadãos civicamente mais ativos. Determina-se que modelo de RS aplicam, que meios utilizam para incentivar o envolvimento cívico e que parcerias estabelecem. Os resultados evidenciam que não existe uma política formal de RS, mas sim ações que se assemelham a modelos práticos de RS que se classificam nas Teorias Integrativas. As iniciativas desenvolvidas para a promoção da cidadania, vão de encontro ao Manifesto da IFLA/UNESCO para as Bibliotecas Públicas, podendo dizer-se que as suas ações se encontram confinadas à responsabilidade legal da organização. As bibliotecas identificam os seus stakeholders, mas é necessário que estes possuam um papel mais ativo no desenvolvimento de iniciativas que respondam às suas expetativas e necessidades. Efetuam-se cinco recomendações para melhorar o desempenho das bibliotecas públicas no domínio da RS e da cidadania: implementar políticas de RS; respeitar os interesses dos stakeholders; apostar na formação em RS; investir na aprendizagem ao longo da vida; e inovar, no sentido de desenvolver atividades que vão além do cumprimento do Manifesto da IFLA/UNESCO para as Bibliotecas Públicas.

Palavras-chave: Bibliotecas públicas; Responsabilidade social; Cidadania; Stakeholders.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Correia, V. (2018). Bibliotecas públicas, responsabilidade social e cidadania. Cadernos BAD, (1), 15–31. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1614

Edição

Secção

Artigos