Bibliotecas públicas, responsabilidade social e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1614Abstract
Este trabalho de investigação visa estudar e compreender a responsabilidade social (RS) de três bibliotecas públicas da margem sul do Tejo, analisando de que forma estas contribuem para o desenvolvimento de cidadãos civicamente mais ativos. Determina-se que modelo de RS aplicam, que meios utilizam para incentivar o envolvimento cívico e que parcerias estabelecem. Os resultados evidenciam que não existe uma política formal de RS, mas sim ações que se assemelham a modelos práticos de RS que se classificam nas Teorias Integrativas. As iniciativas desenvolvidas para a promoção da cidadania, vão de encontro ao Manifesto da IFLA/UNESCO para as Bibliotecas Públicas, podendo dizer-se que as suas ações se encontram confinadas à responsabilidade legal da organização. As bibliotecas identificam os seus stakeholders, mas é necessário que estes possuam um papel mais ativo no desenvolvimento de iniciativas que respondam às suas expetativas e necessidades. Efetuam-se cinco recomendações para melhorar o desempenho das bibliotecas públicas no domínio da RS e da cidadania: implementar políticas de RS; respeitar os interesses dos stakeholders; apostar na formação em RS; investir na aprendizagem ao longo da vida; e inovar, no sentido de desenvolver atividades que vão além do cumprimento do Manifesto da IFLA/UNESCO para as Bibliotecas Públicas.
Palavras-chave: Bibliotecas públicas; Responsabilidade social; Cidadania; Stakeholders.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).