O sistema arquivístico espanhol: breve análise

Autores

  • Jorge Janeiro Arquivo Distrital de Évora

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1643

Palavras-chave:

Espanha, sistema regional de arquivos, sistema arquivístico, Extremadura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dar a conhecer o sistema espanhol de arquivos focalizando a análise no sistema arquivístico da Administração Central do Estado e no sistema arquivístico da Extremadura. Espanha erigiu um Estado regionalmente descentralizado baseado na institucionalização de comunidades autónomas às quais concedeu largas atribuições. Os arquivos refletem o modelo político-administrativo espanhol, havendo múltiplos sistemas arquivísticos regionais integrados no sistema nacional de arquivos. Fundamentalmente, o Estado gere alguns arquivos da administração central e coordena a política arquivística nacional através da definição de regras, do financiamento parcial do sistema e da contratualização de convénios com as regiões na área dos arquivos. Cada região passou a deter poderes legais para aprovar legislação arquivística e para proteger o seu património documental, substituindo o papel do Estado ao nível da supervisão dos arquivos e da proteção e gestão do património arquivístico. Algumas tomaram mesmo a responsabilidade de gerir arquivos de titularidade estatal, como é o caso da Extremadura, analisado no presente artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jorge Janeiro, Arquivo Distrital de Évora

Licenciado em História (2005), pós-graduado (2007) e mestre (2009) em Ciência da Informação e da Documentação, ramo da Arquivística, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Detentor do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública pelo Instituto Nacional de Administração (2009). Mestre em Administração Pública pelo Instituto Universitário de Lisboa (2011). Técnico Superior da DGITA (2009-2010). Técnico Superior da DGARQ (2010-2014). Diretor do Arquivo Distrital de Évora (desde 2014).

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

Janeiro, J. (2018). O sistema arquivístico espanhol: breve análise. Cadernos BAD, (1), 48–61. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1643

Edição

Secção

Artigos