Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646

Palavras-chave:

Leitura Assistida por Animais, Hábitos de Leitura, Motivação para a Leitura, Literacia Familiar

Resumo

Vários estudos têm referido o impacto positivo que o recurso à Leitura Assistida por Animais tem na aprendizagem da leitura. Integrado no programa “Ler + Feliz” da Biblioteca Municipal de Silves, o projeto “L.E.R. Cãofiante" em 2015-2016, apoiou alunos de duas turmas de 1º ano. Mensalmente, estes participavam numa sessão de mediação do livro e da leitura, com a bibliotecária e os seus cães, para além de terem acesso a livros diversificados e de qualidade. Neste estudo participaram 80 crianças do 1º ano, 47 das quais integradas nas turmas do projeto e 33 no grupo de controlo. As famílias responderam a questionários no início e final do ano letivo. As crianças e professoras fizeram o registo das leituras realizadas e como estas decorreram. Os dados foram tratados recorrendo à ANOVA para medidas repetidas. Pudemos constatar um aumento da frequência de práticas lúdicas em família e do tempo de leitura em casa, entre o início e o fim do ano letivo, significativamente superior nas crianças participantes no projeto. Os registos das professoras e dos alunos confirmam a regularidade da leitura durante a participação do projeto e a importância que a intervenção teve para a despoletar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

Mackaaij, M. J., Mata, L., & Calado, M. (2018). Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves. Cadernos BAD, (1), 72–87. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646

Edição

Secção

Artigos