Hábitos e práticas de leitura em crianças de 1º ano, a partir de um Projeto de Leitura Assistida por Animais da Biblioteca Municipal de Silves
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1646Keywords:
Leitura Assistida por Animais, Hábitos de Leitura, Motivação para a Leitura, Literacia FamiliarAbstract
Vários estudos têm referido o impacto positivo que o recurso à Leitura Assistida por Animais tem na aprendizagem da leitura. Integrado no programa “Ler + Feliz” da Biblioteca Municipal de Silves, o projeto “L.E.R. Cãofiante" em 2015-2016, apoiou alunos de duas turmas de 1º ano. Mensalmente, estes participavam numa sessão de mediação do livro e da leitura, com a bibliotecária e os seus cães, para além de terem acesso a livros diversificados e de qualidade. Neste estudo participaram 80 crianças do 1º ano, 47 das quais integradas nas turmas do projeto e 33 no grupo de controlo. As famílias responderam a questionários no início e final do ano letivo. As crianças e professoras fizeram o registo das leituras realizadas e como estas decorreram. Os dados foram tratados recorrendo à ANOVA para medidas repetidas. Pudemos constatar um aumento da frequência de práticas lúdicas em família e do tempo de leitura em casa, entre o início e o fim do ano letivo, significativamente superior nas crianças participantes no projeto. Os registos das professoras e dos alunos confirmam a regularidade da leitura durante a participação do projeto e a importância que a intervenção teve para a despoletar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).