Heterogeneidade dos acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa: um desafio na estruturação da arquitetura da informação para o Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI)

Autores

  • Ana Ligia Silva Medeiros Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Luziana Jordão Lessa Trézze Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Andréa Carvalho de Oliveira Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Elisete de Sousa Melo Fundação Casa de Rui Barbosa
  • Tiago Leite Pinto Fundação Casa de Rui Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1935

Palavras-chave:

Fundação Casa de Rui Barbosa, Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais, RUBI, Repositório digital

Resumo

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), que mantém uma diversidade cultural em seus acervos, apresenta a experiência no desafio da estruturação da arquitetura da informação no Repositório Rui Barbosa de Informações culturais (RUBI). Lançado, em julho de 2016, o RUBI tem crescente acesso no âmbito nacional e internacional. A plataforma escolhida para implantação do RUBI é o DSpace, software criado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pelo Laboratórios Hewlett-Packard Company. Dentro da FCRB o RUBI se mostra consolidado e com adesão, pois disponibiliza os acervos memoriais arquivísticos, bibliográficos e museológicos, bem como a produção intelectual técnico-científica da Fundação. A pesquisa tem por objetivo apresentar a experiência no desafio da estruturação da arquitetura da informação no RUBI de seus acervos heterogêneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Andréa Carvalho de Oliveira, Fundação Casa de Rui Barbosa

Fundação Casa de Rui Barbosa

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

Medeiros, A. L. S., Trézze, L. J. L., Oliveira, A. C. de, Melo, E. de S., & Pinto, T. L. (2019). Heterogeneidade dos acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa: um desafio na estruturação da arquitetura da informação para o Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais (RUBI). Cadernos BAD, (1), 242–250. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1935