Particularidades na prática de acesso aberto da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação de Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1907

Palavras-chave:

Rede de bibliotecas, Acesso Aberto, REDARTE/RJ, Direito autoral, Biblioteca virtual, Biblioteca digital

Resumo

Tem por objetivo apresentar aspectos  dos acervos de unidades de informação da Rede de Bibliotecas  e Centros de Informação de Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ  que possibilitam o acesso aberto  a determinadas coleções das unidades integrantes da Rede pelos usuários das mesmas. A Rede possui uma biblioteca virtual/digital  de informação em Arte com parte de acervo de bibliotecas que possuem base de dados semelhantes. Trata-se de investigação de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa.   Informa que novos estudos estão em andamento para ampliação do catálogo atual. Demonstra por meio de  pesquisa realizada em 2015 que 81% dos representantes das entidades associadas à REDARTE/RJ recorrem ao catálogo da biblioteca virtual para atender as necessidades informacionais de seus usuários. Constata-se que mesmo com a questão dos direitos autorias das inúmeras coleções de cada unidade é possível com o catálogo da biblioteca virtual  agilizar o atendimento ao usuário. Reconhece-se a usabilidade  da biblioteca virtual da REDARTE/RJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Elisete de Sousa Melo, Fundação Casa de Rui Barbosa

Pesquisador Bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2015). Especialista em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/CRIE (2005), especialização em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2002), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984). Atualmente é bolsista do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa - FCRB, pelo projeto Coleções digitais: ampliação e qualificação do acesso aos acervos memoriais da FCRB . Atuou como consultora de Gestão do Conhecimento pela Accenture do Brasil na Petrobras em implantação de Comunidades de Prática. Áreas de interesse: Auditoria em documentação contratual, Gestão do Conhecimento e Informação (comunidades de prática (CoP), taxonomia, tesauro, glossário, mapa conceitual, análise de redes sociais), Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Alpina Gonzaga Martins Rosa, Centro Cultural da Justiça Federal

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1986). Foi é presidente da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do RJ (REDARTE/RJ), atualmente é Tesoureira da REDARTE/RJ.  Analista judiciário bibliotecária supervisora da Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal / Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas e ação cultural.

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

Melo, E. de S., & Rosa, A. G. M. (2019). Particularidades na prática de acesso aberto da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação de Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ. Cadernos BAD, (1), 301–308. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1907