Particularidades na prática de acesso aberto da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação de Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1907

Keywords:

Rede de bibliotecas, Acesso Aberto, REDARTE/RJ, Direito autoral, Biblioteca virtual, Biblioteca digital

Abstract

Tem por objetivo apresentar aspectos  dos acervos de unidades de informação da Rede de Bibliotecas  e Centros de Informação de Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ  que possibilitam o acesso aberto  a determinadas coleções das unidades integrantes da Rede pelos usuários das mesmas. A Rede possui uma biblioteca virtual/digital  de informação em Arte com parte de acervo de bibliotecas que possuem base de dados semelhantes. Trata-se de investigação de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa.   Informa que novos estudos estão em andamento para ampliação do catálogo atual. Demonstra por meio de  pesquisa realizada em 2015 que 81% dos representantes das entidades associadas à REDARTE/RJ recorrem ao catálogo da biblioteca virtual para atender as necessidades informacionais de seus usuários. Constata-se que mesmo com a questão dos direitos autorias das inúmeras coleções de cada unidade é possível com o catálogo da biblioteca virtual  agilizar o atendimento ao usuário. Reconhece-se a usabilidade  da biblioteca virtual da REDARTE/RJ.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elisete de Sousa Melo, Fundação Casa de Rui Barbosa

Pesquisador Bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2015). Especialista em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/CRIE (2005), especialização em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2002), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984). Atualmente é bolsista do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa - FCRB, pelo projeto Coleções digitais: ampliação e qualificação do acesso aos acervos memoriais da FCRB . Atuou como consultora de Gestão do Conhecimento pela Accenture do Brasil na Petrobras em implantação de Comunidades de Prática. Áreas de interesse: Auditoria em documentação contratual, Gestão do Conhecimento e Informação (comunidades de prática (CoP), taxonomia, tesauro, glossário, mapa conceitual, análise de redes sociais), Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Alpina Gonzaga Martins Rosa, Centro Cultural da Justiça Federal

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1986). Foi é presidente da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do RJ (REDARTE/RJ), atualmente é Tesoureira da REDARTE/RJ.  Analista judiciário bibliotecária supervisora da Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal / Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas e ação cultural.

Published

2019-01-14

How to Cite

Melo, E. de S., & Rosa, A. G. M. (2019). Particularidades na prática de acesso aberto da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação de Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ. Cadernos BAD, (1), 301–308. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1907