Novo Portal RCAAP: novas funcionalidades

Autores

  • José Carvalho Universidade do Minho
  • Nelson Torres Universidade do Minho
  • Paulo Lopes Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN|FCT)
  • Carla Marques Universidade do Minho
  • Raquel Truta Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1951

Palavras-chave:

Portal RCAAP, metadados, La Referência, agregador

Resumo

O projeto RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) tem como missão promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal e armazenar, disponibilizar e preservar a produção científica que lhe for confiada. O Portal RCAAP é a componente central do projeto e tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e outras organizações de I&D.

Ao longo do tempo de vida do projeto verificou-se cada vez mais a necessidade de obter mais informação estruturada dos recursos agregados. Esta carência de informação era evidente para o desenvolvimento de serviços ao nível do Portal RCAAP, desde a integração com as teses e dissertações até aos relatórios do financiamento da FCT. Neste sentido, o projeto tinha como ambição disponibilizar para a comunidade científica uma nova geração de serviços integrados no ecossistema científico nacional, usando o quadro normativo do projeto PT-CRIS e que pudesse estar alinhado com os interesses dos diversos intervenientes (investigadores, gestores de ciência, instituições, financiadores, governo), mas também alinhado com as práticas e diretrizes internacionais no que diz respeito, por exemplo, à nova geração de repositórios promovida pela Confederação de Repositórios de Acesso Aberto (COAR).
Nesta proposta, são apresentadas as melhorias efetuadas ao novo Portal RCAAP, desde a agregação de recursos, validação e transformação, ao enriquecimento e validação dos metadados recebidos dos repositórios e revistas científicas, bem como a integração com outros recursos, como o Ciência Vitae e a gestão das entidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

Carvalho, J., Torres, N., Lopes, P., Marques, C., & Truta, R. (2019). Novo Portal RCAAP: novas funcionalidades. Cadernos BAD, (1), 94–100. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1951

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)