Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC)

10 anos ao serviço da comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2770

Palavras-chave:

SARC, Normas e Diretrizes, Comunidade

Resumo

Esta proposta tem como objetivo apresentar um dos serviços que o projeto RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) disponibiliza à Comunidade há mais de 10 anos. Pretende-se demonstrar o impacto do mesmo pelos registos disponibilizados pelo Portal RCAAP e na visibilidade que acarreta para as Revista Científicas alojadas, assim como para os autores que nelas publicam os seus trabalhos.

O Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) (RCAAP, n.d.) é um serviço gratuito disponibilizado pelo projeto RCAAP que tem como objetivo desenvolver a publicação online de revistas científicas em Portugal, facilitar e apoiar a sua gestão tendo por base as melhores práticas. O serviço assenta na plataforma de publicação e gestão de publicações OJS – Open Journal Systems, um sistema open source com uma ampla comunidade de utilizadores e forte impacto no domínio open access.

Este serviço alinha os seus objetivos com os do projeto RCAAP que tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do Acesso Aberto ao conhecimento científico em Portugal.

O SARC, serviço disponibilizado em 2011 à comunidade, e que em 2021 completa 10 anos de existência, demonstra uma crescente evolução dos indicadores, quer em termos de revistas científicas aderentes ao serviço, como no número de documentos. Retrato dessa evolução, é que após um ano de disponibilização do serviço, em 2012 eram já 5 as revistas científicas agregadas e atualmente conta com 37, sendo que 10 revistas correspondem ao SARC Light[1]. A iniciativa nacional PUB IN (PUB IN, 2020) assegura desde 2020 a operação do serviço SARC. Estes números comprovam a pertinência e maturidade deste serviço no seio da comunidade científica e académica.

Resultante das revistas científicas agregadas, só do serviço SARC, o Portal RCAAP agrega atualmente mais de 12 mil e 600 registos.

Desdobrando os números[2] anteriormente indicados, neste serviço todos os registos encontram-se em Acesso Aberto e o idioma português é o mais representado com 83,78%dos registos.

O impacto destes números efetiva-se no número de downloads (3 milhões e 900 mil)[3] ao longo de 10 anos de existência e de mais de 866 mil visualizações[4] no ano de 2020 das revistas alojadas no serviço SARC.

Integrar o SARC converte-se numa forma rápida e célere de participar no projeto RCAAP e de ter acesso a ferramentas eficazes de gestão de uma revista científica, para além da visibilidade e impacto que esta integração acarreta para a produção científica dos próprios autores.

 

[1] O SARC Light  inclui o apoio inicial à parametrização das aplicações de gestão e operação das revistas científicas e o serviço de apoio (helpdesk). Designado de Light, este serviço não inclui acompanhamento e consultoria às revistas, apenas a disponibilização do software como serviço.

[2] Números extraídos através da Ferramenta Validade em 22/03/2021 (http://validador.rcaap.pt/03-reports/revistas.rcaap.pt.1616410480855.html)

[3] Dados extraídos das estatísticas do SARC até Fevereiro de 2021

[4] Dados extraídos do Google Analytics

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PUB IN. (2020). Website PUB IN. PUB IN. Retrieved 04 12, 2021, from https://www.pubin.pt

RCAAP. (n.d.). Serviço SARC. RCAAP. Retrieved 04 12, 2021, from http://projecto.rcaap.pt/index.php/lang-pt/sobre-o-rcaap/servicos

Carvalho, J., Príncipe, P., Moreira, J., & Costa, M. T. (2012, October). SARC–Serviço de Alojamento de Revistas Científicas. In Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (No. 11).

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Truta, R., Costa, S., Carvalho, J., & Rodrigues, E. (2022). Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC): 10 anos ao serviço da comunidade. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2770

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>