A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.783Resumo
Neste artigo são expostas algumas perspectivas, conceitos e reflexões sobre o acesso e o uso dos blogues, sob o prisma da Ciência da Informação.Numa primeira fase, aborda-se o crescimento exponencial dos blogues e as imprecisões na sua definição.
Segue-se uma breve reflexão: os blogues como expressão do desejo das pessoas em serem ouvidas e compreendidas; o despontar de um novo modelo de comunicação em massa (Mass Self Communicaction); o blogue enquanto sistema (tecnológico) de informação, e os blogues institucionais e pessoais.
Por último, aborda-se o blogue no campo da Ciência da Informação, desde a gestão à preservação da informação, ao direito de autor, à info-literacia, à aplicação dos blogues nos Serviços de Informação e aos dividendos que os profissionais da informação podem retirar dos mesmos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-06-2007
Como Citar
Sousa, P. J., Rodrigues, E., Cunha, M. B., Neves, A., Santos, A. S., Malheiro, A., Dudziak, E. A., Ribeiro, F., Reis, G., Menou, M., Ferreira, M., Gouveia, L. B., & Santos, R. (2007). A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.783
Edição
Secção
Dossier temático
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).