A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação

Autores

  • Paulo Jorge Sousa
  • Eloy Rodrigues
  • Murilo Basto Cunha
  • Ana Neves
  • António Sá Santos
  • Armando Malheiro
  • Elisabeth Adriana Dudziak
  • Fernanda Ribeiro
  • Guilhermo Reis
  • Michel Menou
  • Miguel Ferreira
  • Luis Borges Gouveia
  • Robson Santos

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.783

Resumo

Neste artigo são expostas algumas perspectivas, conceitos e reflexões sobre o acesso e o uso dos blogues, sob o prisma da Ciência da Informação.
Numa primeira fase, aborda-se o crescimento exponencial dos blogues e as imprecisões na sua definição.
Segue-se uma breve reflexão: os blogues como expressão do desejo das pessoas em serem ouvidas e compreendidas; o despontar de um novo modelo de comunicação em massa (Mass Self Communicaction); o blogue enquanto sistema (tecnológico) de informação, e os blogues institucionais e pessoais.
Por último, aborda-se o blogue no campo da Ciência da Informação, desde a gestão à preservação da informação, ao direito de autor, à info-literacia, à aplicação dos blogues nos Serviços de Informação e aos dividendos que os profissionais da informação podem retirar dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Paulo Jorge Sousa

Licenciou-se em Ciência da Informação, em 2006, pela Universidade do Porto.
Especializou-se em Engenharia Informática, em 2007, na FEUP, encontrando-se, neste momento, a desenvolver a respectiva dissertação de Mestrado. Trabalha na Divisão de Serviços Electrónicos do Serviço de Documentação e Informação da FEUP. Criou e administra o blogue A Informação – www.a-informacao. blogspot.com. Correio electrónico: pjsousa@fe.up.pt.

Murilo Basto Cunha

É professor titular do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (UnB). Fez o doutoramento na Universidade de Michigan (EUA).
Exerceu na UnB o cargo de director da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, director da Biblioteca Central e chefe do Departamento.
Foi presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia. Tem inúmeros livros e artigos publicados sobre os seguintes temas: estudo de usuários, biblioteca digital e bibliografia de ciência e tecnologia. Correio electrónico: murilobc@unb.br.

Ana Neves

É directora e consultora na Knowman, empresa que presta serviços de consultadoria em gestão de conhecimento, aprendizagem organizacional e mudança cultural.
É também Knowledge Consultant na Headshift (Inglaterra) onde ajuda com a concepção de ferramentas sociais (por exemplo, blogues, wikis, etc.)
para as necessidades específicas de cada cliente. Tem especial interesse pelo papel das ferramentas sociais no contexto das organizações e como suporte às redes sociais. É responsável pelo portal K M O L ( k mol.online.pt ) . Correio electrónico: ana.neves@ knowman.pt.

António Sá Santos

Licenciado em História pela Universidade dos Açores e com o Curso de Especialização em Ciências Documentais (opção de Biblioteca) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, exerce funções na Divisão de Documentação do Centro de Estudos Fiscais da DGCI, desde 1997. Ministra formação na vertente da Gestão de Bibliotecas e nos Direitos de Autor.

Armando Malheiro

Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa e em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve o diploma do curso de bibliotecário-arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, em 1999, doutorou-se em História Contemporânea na Universidade do Minho. É actualmente professor associado do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação na Universidade do Porto.
Tem repartido as suas pesquisas e publicações pela Arquivística e a Ciência da Informação.
Publicou, pelas Edições Afrontamento, em 2002 e em co-autoria com a Prof.ª Fernanda Ribeiro, o livro Das “Ciências” Documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular e, em 2006, A Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico.

Elisabeth Adriana Dudziak

Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP (2007), é mestre em Ciências da Comunicação (2001); bacharel em Biblioteconomia (1985) e docente de pós-graduação.
Temas de pesquisa: competência informacional, mediação da informação, bibliotecas digitais, gestão de conhecimento em bibliotecas; pesquisa académica e inovação.

Guilhermo Reis

Especialista em Arquitectura de Informação e Usabilidade com experiência na área de Web, coordenou projectos de intranet, Internet e CRM na Gessy Lever e Sensormatic. Actualmente, trabalha no ABN AMRO Bank. É graduado em Engenharia Eléctrica – Ênfase Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1996).
É pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2000) e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2007).
Actua, principalmente, nos seguintes temas: arquitectura de informação, web design, Internet, design centrado no usuário e interacção humano- -computador.

Michel Menou

É consultor independente em política de TIC, Gestão do Conhecimento e da Informação. Professor Visitante e investigador associado na School of Library, Archives and Information Services (http://www.slais.ucl.ac.uk/), University College London (Reino Unido). Tem mais de 40 anos de experiência em cerca de 80 países. Desempenhou um papel central no programa de investigação internacional sobre o impacto da informação no desenvolvimento, patrocinado pelo Centro de Investigações
sobre o Desenvolvimento Internacional do Canadá (1992-2000). É um dos fundadores da associação dos telecentros comunitários da América Latina e do Caribe (http://www. tele-centros.org/) e conselheiro especial do seu conselho de direcção

Miguel Ferreira

Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou em 2002 como investigador na Philips Research em Eindhoven, em 2003 integrou a equipa de desenvolvimento do projecto DigitArq no Arquivo Distrital do Porto e em 2004 regressou à Universidade do Minho, onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais. Em 2005 iniciou o seu projecto de doutoramento no domínio da Preservação Digital.
Presentemente, coordena diversos projectos de I&D na área dos Arquivos Digitais e Preservação Digital. Sítio web: http://www.dsi.uminho.pt/~ferreira

Luis Borges Gouveia

Nascido em 1966 no Porto, é Professor Associado da Universidade Fernando Pessoa e colaborador do Mestrado de Gestão da Informação na Universidade de Aveiro. É autor de vários livros, entre os quais Gestão da Informação nas Bibliotecas Escolares. Possui um sítio web (www.ufp.pt/~lmbg) e um blogue (lmbg.blogspot.com).

Robson Santos

É Doutor em Design, designer gráfico, consultor e docente. Mantém seu sítio web, (www.robsonsantos.com) e o blogue Interfaceando <http:// interfaceando.blogspot.com).
Santos foi o primeiro doutor em Design da América Latina pela tese sobre “Usabilidade de interfaces para sistemas de recuperação de informação na Web”.

Downloads

Publicado

30-06-2007

Como Citar

Sousa, P. J., Rodrigues, E., Cunha, M. B., Neves, A., Santos, A. S., Malheiro, A., Dudziak, E. A., Ribeiro, F., Reis, G., Menou, M., Ferreira, M., Gouveia, L. B., & Santos, R. (2007). A Blogosfera: perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.783