Uma nova perspectiva em Formação: o projecto E-TERM (European Training in Electronic Records Management)

Autores

  • Fernanda Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.854

Resumo

Em face dos novos contextos em que os técnicos e gestores de informação desenvolvem a sua actividade, questiona-se a visão que, tradicionalmente, tem enformado a formação profissional, bem como os seus desajustamentos face aos desafios que a realidade informacional dos dias de hoje coloca. Aborda-se, de seguida, o Projecto E-TERM (European Training in Electronic Records Management) como exemplo paradigmático de uma nova perspectiva que, num modelo de formação contínua, pretende contribuir para reciclar não apenas profissionais que lidam com a informação no âmbito das organizações (arquivistas, gestores de informação, informáticos), mas também os próprios agentes produtores dessa mesma informação (gestores, pessoal administrativo, pessoal técnico, etc.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Fernanda Ribeiro

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP 1980), obteve o diploma do curso de bibliotecário-arquivista da Fac. de Letras da Univ. de Coimbra (1982). Doutorou-se em 1999, na FLUP, com uma tese intitulada O Acesso à Informação nos Arquivos. É actualmente Professora Auxiliar da Licenciatura em Ciência da Informação e do Curso de Especialização em Ciências Documentais, do Dep. de Ciências e Técnicas do Património, da FLUP. Tem publicado trabalhos na área da Arquivística e da Ciência da Informação, designadamente sobre indexação para arquivos, classificação e instrumentos de acesso dos arquivos portugueses. É co-autora da obra Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação – "Prémio Raul Proença – 1998" da APBAD –, e do livro Das "Ciências" Documentais à Ciência da Informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular.

Downloads

Publicado

30-06-2003

Como Citar

Ribeiro, F. (2003). Uma nova perspectiva em Formação: o projecto E-TERM (European Training in Electronic Records Management). Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.854

Edição

Secção

Dossier temático

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)