Formação de utilizadores no domínio da Ciência Aberta no contexto da implementação de um sistema CRIS
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2686Palavras-chave:
Formação, Ciência Aberta, Apoio à investigação, Bibliotecas de Ensino SuperiorResumo
A missão das Bibliotecas de Ensino Superior (BES) tem vindo a alinhar-se com os objetivos transversais das suas instituições, em grande medida orientados para os resultados que decorrem da sua atividade ao nível da investigação, bem como para as questões relacionadas com a Ciência Aberta, promovendo a criação de novos serviços. No caso da Universidade Católica Portuguesa, a recente implementação de um sistema CRIS (Current Research Information System), o Ciência-UCP, associado à necessidade de promover junto da sua comunidade um debate participado com vista à criação de uma Política de Ciência Aberta, motivaram o desenvolvimento de algumas atividades formativas.
As referidas ações de formação, estrategicamente realizadas nos meses que antecederam a entrada em produção do novo sistema de gestão de informação científica, abarcaram temas como o Acesso Aberto, Dados de Investigação, Ciência Cidadã ou mesmo a Responsabilidade na Investigação e Inovação, mas também ao nível da gestão de perfil do investigador (CIÊNCIAVITAE, ORCID, Scopus e Web of Science). De novembro de 2020 a fevereiro de 2021 foram realizadas 16 sessões de formação, dirigidas a investigadores e docentes. Como complemento a estas iniciativas, foram prestados outros serviços de apoio, tais como, sessões de esclarecimento individualizadas e a partilha de diversos materiais informativos.
Downloads
Referências
Brown, S., Alvey, E., Danilova, E., Morgan, H., & Thomas, A. (2018). Evolution of Research Support Services at an Academic Library: Specialist Knowledge Linked by Core Infrastructure. New Review of Academic Librarianship, 24(3–4). https://doi.org/10.1080/13614533.2018.1473259
Bryant, R., Clements, A., Feltes, C., Groenewegen, D., Huggard, S., Mercer, H., Missingham, R., Oxnam, M., Rauh, A., & Wright, J. (2017). Research Information Management: Defining RIM and the Library’s Role. Online Computer Library Center Research. https://doi.org/10.25333/C3NK88.
Oakleaf, M. (2010). Value of Academic Libraries: A Comprehensive Research Review and Report. Association of College and Research Libraries.
Revez, J. (2014). A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta. Cadernos BAD, 1, 155–171.
Revez, J. (2021). O Papel das Bibliotecas na Investigação Científica. Edições Colibri.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).