Formação de utilizadores no domínio da Ciência Aberta no contexto da implementação de um sistema CRIS

Autores

  • Bruno Marçal Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca Universitária João Paulo II
  • Ana Folque Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca Universitária João Paulo II
  • João Dias Universidade atólica Portuguesa, Biblioteca Universitária João Paulo II
  • Cláudia Catanho Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca Universitária João Paulo II
  • Maria Perdigão Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca Universitária João Paulo II

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2686

Palavras-chave:

Formação, Ciência Aberta, Apoio à investigação, Bibliotecas de Ensino Superior

Resumo

A missão das Bibliotecas de Ensino Superior (BES) tem vindo a alinhar-se com os objetivos transversais das suas instituições, em grande medida orientados para os resultados que decorrem da sua atividade ao nível da investigação, bem como para as questões relacionadas com a Ciência Aberta, promovendo a criação de novos serviços. No caso da Universidade Católica Portuguesa, a recente implementação de um sistema CRIS (Current Research Information System), o Ciência-UCP, associado à necessidade de promover junto da sua comunidade um debate participado com vista à criação de uma Política de Ciência Aberta, motivaram o desenvolvimento de algumas atividades formativas.

As referidas ações de formação, estrategicamente realizadas nos meses que antecederam a entrada em produção do novo sistema de gestão de informação científica, abarcaram temas como o Acesso Aberto, Dados de Investigação, Ciência Cidadã ou mesmo a Responsabilidade na Investigação e Inovação, mas também ao nível da gestão de perfil do investigador (CIÊNCIAVITAE, ORCID, Scopus e Web of Science). De novembro de 2020 a fevereiro de 2021 foram realizadas 16 sessões de formação, dirigidas a investigadores e docentes. Como complemento a estas iniciativas, foram prestados outros serviços de apoio, tais como, sessões de esclarecimento individualizadas e a partilha de diversos materiais informativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brown, S., Alvey, E., Danilova, E., Morgan, H., & Thomas, A. (2018). Evolution of Research Support Services at an Academic Library: Specialist Knowledge Linked by Core Infrastructure. New Review of Academic Librarianship, 24(3–4). https://doi.org/10.1080/13614533.2018.1473259

Bryant, R., Clements, A., Feltes, C., Groenewegen, D., Huggard, S., Mercer, H., Missingham, R., Oxnam, M., Rauh, A., & Wright, J. (2017). Research Information Management: Defining RIM and the Library’s Role. Online Computer Library Center Research. https://doi.org/10.25333/C3NK88.

Oakleaf, M. (2010). Value of Academic Libraries: A Comprehensive Research Review and Report. Association of College and Research Libraries.

Revez, J. (2014). A formação de docentes e investigadores e as bibliotecas académicas: Um desafio e uma proposta. Cadernos BAD, 1, 155–171.

Revez, J. (2021). O Papel das Bibliotecas na Investigação Científica. Edições Colibri.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Marçal, B., Folque, A. ., Dias, J., Catanho, C., & Perdigão, M. (2022). Formação de utilizadores no domínio da Ciência Aberta no contexto da implementação de um sistema CRIS . Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2686