Ciência cidadã como instrumento de inclusão social
uma análise de práticas e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2702Palavras-chave:
Ciência cidadã, Inclusão social, Participação social, Educação científicaResumo
A ciência cidadã consiste em uma abertura à participação da sociedade na produção do conhecimento científico, proporcionando a inclusão de atores sociais de diferentes segmentos sociodemográficos no processo de investigação científica. Este estudo objetiva compreender como a ciência cidadã pode configurar-se como um instrumento de caráter inclusivo, tendo em vista as desigualdades que excluem diversos grupos sociais da construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, amparada por uma perspectiva indiciária, no intuito de estabelecer relações entre as práticas estudadas. Como resultados, evidenciaram-se as formas pelas quais a ciência pode se aproximar do público e como a ciência cidadã promove uma maior inclusão social, tendo em vista o caráter educativo, instrutivo, ocupacional e democrático de seus objetivos e projetos. Constatou-se também que essa inclusão pode efetivar-se principalmente a partir da alfabetização científica e da participação de diversos segmentos da população nos projetos de ciência cidadã.
Downloads
Referências
Araújo, E. A. (2006). Por uma ciência formativa e indiciária: proposta epistemológica para a ciência da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, (n. esp.), 1-14.
Baruch, A., May, A., & Yu, D. (2016) The motivations, enablers and barriers for voluntary participation in an online crowdsourcing platform. Computers in Human Behavior, (64), 923-931.
Chan, L. et al. (2020). Open Science beyond Open Access: For and with communities. A step towards the decolonization of knowledge. Canadian Commission for UNESCO.
Parra, H. Z. M., Fressoli , M., & Lafuente, A. (2017). Ciência Cidadã e laboratórios cidadãos. Liinc em Revista , 13(1), 1-6 .
Ryan, S. F. et al. (2018). The role of citizen science in addressing grand challenges in food and agriculture research. Proceedings of Royal Society B, 285.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).