Uma coleção de dados estratificados em acesso aberto para análises bibliométricas
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2808Palavras-chave:
Acesso Aberto, Plataforma Lattes, Produção científica, Colaboração científicaResumo
No contexto atual, os estudos sobre dados científicos têm atraído o interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo em vista seu potencial para melhor compreender como as pesquisas em uma determinada área têm sido realizadas, ou como grupos de pesquisadores têm colaborado no desenvolvimento de seus trabalhos. Logo, se torna evidente a necessidade em se disponibilizar dados para que sejam analisados, principalmente em formatos abertos e estruturados. Destaca-se, a importância de compreender grandes conjuntos de dados, que em geral não são disposníveis facilmente, tornando grande parte dos estudos, limitados a pequenos conjuntos de dados, ou dependentes dos repositórios em que estes estão armazenados. Diante disso, este trabalho descreve um conjunto de dados estratificados contendo informação sobre os indivíduos com currículos cadastrados na Plataforma Lattes e que possuam doutorado concluído. O trabalho também apresenta uma descrição quantitativa sobre os dados coletados, bem como uma descrição geral dos conjuntos de dados disponibilizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).