Literacias de In(Formação) 3.0 em tempos de Web 2.0: novas perspetivas

Autores

  • Maria José Amândio

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.755

Resumo

As ideias apresentadas neste artigo resultam de uma reflexão sobre o futuro da convencional formação de utilizadores, terminologia atualmente superada pelos conceitos de ≪literacia de informação≫ ou ≪aprendizagem ao longo da vida≫. Ambas as áreas evoluem a par dos avanços tecnológicos, sendo importante analisar em que medida as mudanças potenciadas pelas tecnologias de informação e comunicação alteram o comportamento dos utilizadores das bibliotecas, suscitando novas necessidades de informação e de aprendizagem. Em presença desta evidencia, as bibliotecas tem de ser inclusivas e proporcionar programas de formação e aprendizagem que, entre outros aspetos, contribuam para melhorar as condições de acesso e uso dos serviços de informação na era digital, assim como, no cumprimento da sua missão, impulsionem a infoinclusao tecnológica.
A aposta no desenvolvimento de competências de informação ou dos media (acesso, seleção, avaliação, analise critica e comunicação) abrange distintos meios de comunicação que impregnam o nosso dia a dia, desde a televisão, cinema, radio, Internet ou meios impressos. Assim, em tempos de Web 2.0 e de processos de aprendizagem em rede, tudo aquilo que sabemos ou conhecemos e continuamente colocado em causa.
Em prospetiva, e feita uma breve introdução ao cenário dos Serviços de Referencia e In(Formação) em ambientes Web 3.0, como preparação para aquilo que o futuro reserva as bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

Amândio, M. J. (2011). Literacias de In(Formação) 3.0 em tempos de Web 2.0: novas perspetivas. Cadernos BAD, (1/2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.755

Edição

Secção

Dossier temático