Literacias de In(Formação) 3.0 em tempos de Web 2.0: novas perspetivas
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.755Abstract
As ideias apresentadas neste artigo resultam de uma reflexão sobre o futuro da convencional formação de utilizadores, terminologia atualmente superada pelos conceitos de ≪literacia de informação≫ ou ≪aprendizagem ao longo da vida≫. Ambas as áreas evoluem a par dos avanços tecnológicos, sendo importante analisar em que medida as mudanças potenciadas pelas tecnologias de informação e comunicação alteram o comportamento dos utilizadores das bibliotecas, suscitando novas necessidades de informação e de aprendizagem. Em presença desta evidencia, as bibliotecas tem de ser inclusivas e proporcionar programas de formação e aprendizagem que, entre outros aspetos, contribuam para melhorar as condições de acesso e uso dos serviços de informação na era digital, assim como, no cumprimento da sua missão, impulsionem a infoinclusao tecnológica.A aposta no desenvolvimento de competências de informação ou dos media (acesso, seleção, avaliação, analise critica e comunicação) abrange distintos meios de comunicação que impregnam o nosso dia a dia, desde a televisão, cinema, radio, Internet ou meios impressos. Assim, em tempos de Web 2.0 e de processos de aprendizagem em rede, tudo aquilo que sabemos ou conhecemos e continuamente colocado em causa.
Em prospetiva, e feita uma breve introdução ao cenário dos Serviços de Referencia e In(Formação) em ambientes Web 3.0, como preparação para aquilo que o futuro reserva as bibliotecas.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-31
How to Cite
Amândio, M. J. (2011). Literacias de In(Formação) 3.0 em tempos de Web 2.0: novas perspetivas. Cadernos BAD, (1/2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.755
Issue
Section
Dossier temático
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).