A formação em Ciências da Informação e da Documentação

Autores

  • Francisco António Lourenço Vaz

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.805

Resumo

O actual contexto educativo, a nível do ensino superior, está marcado pela implementação do Processo de Bolonha.
As mudanças que estão a ocorrer devem ser encaradas como uma oportunidade não só para reestruturar a actual oferta formativa pelas instituições universitárias, mas também para oferecer novas formações que estejam em sintonia com a evolução da sociedade e do mercado.
Entre outros campos do saber que primam pela inovação, as Ciências da Informação e da Documentação têm nos últimos anos constituído uma área que vê multiplicar-se a oferta de formações a nível internacional.
Urge, portanto, a nível nacional complementar a oferta formativa neste domínio, oferecendo cursos que se norteiem pelos parâmetros “bolonheses” da empregabilidade, mobilidade e formação ao longo da vida.
Com este artigo pretendemos dar um contributo para que a nível nacional seja ministrada uma formação adequada aos profissionais da informação e da documentação. A nossa análise centra-se, essencialmente, numa retrospectiva sobre a oferta de formação a nível europeu e nacional, para depois descrevermos as linhas gerais da oferta formativa que a Universidade de Évora pretende implementar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2006

Como Citar

Vaz, F. A. L. (2006). A formação em Ciências da Informação e da Documentação. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.805