A formação em Ciências da Informação e da Documentação
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.805Abstract
O actual contexto educativo, a nível do ensino superior, está marcado pela implementação do Processo de Bolonha.As mudanças que estão a ocorrer devem ser encaradas como uma oportunidade não só para reestruturar a actual oferta formativa pelas instituições universitárias, mas também para oferecer novas formações que estejam em sintonia com a evolução da sociedade e do mercado.
Entre outros campos do saber que primam pela inovação, as Ciências da Informação e da Documentação têm nos últimos anos constituído uma área que vê multiplicar-se a oferta de formações a nível internacional.
Urge, portanto, a nível nacional complementar a oferta formativa neste domínio, oferecendo cursos que se norteiem pelos parâmetros “bolonheses” da empregabilidade, mobilidade e formação ao longo da vida.
Com este artigo pretendemos dar um contributo para que a nível nacional seja ministrada uma formação adequada aos profissionais da informação e da documentação. A nossa análise centra-se, essencialmente, numa retrospectiva sobre a oferta de formação a nível europeu e nacional, para depois descrevermos as linhas gerais da oferta formativa que a Universidade de Évora pretende implementar.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2006-06-30
How to Cite
Vaz, F. A. L. (2006). A formação em Ciências da Informação e da Documentação. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.805
Issue
Section
Dossier temático
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).