A contabilidade e a intangibilidade da informação: desafios presentes e futuros para a "ciência dos números"

Autores

  • António Moreira
  • António Pereira

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.832

Resumo

A informação é uma vantagem competitiva passível de ser explorada a nível empresarial e é assumida como inestimável na abordagem dos recursos da estratégia empresarial. Esta qualidade da informação encerra em si mesma um dilema: ao afirmar-se que é "inestimável", está-se a concluir que a informação "não é quantificável", isto é, está para além das capacidades de qualquer sistema de quantificação como é o contabilístico.O objectivo do presente artigo é lançar o repto de procurar novas formas de medição de realidades a priori intangíveis, como é o caso da informação, mas que, não obstante, têm um valor indiscutível.Na primeira parte do artigo descrevem-se as vantagens competitivas não materiais.Seguidamente, aborda-se a contabilidade enquanto sistema de informação aplicável a realidades mensuráveis e limitado por esse facto. Aqui, a perspectiva da intangibilidade da informação é confrontada com a dificuldade da sua avaliação pela contabilidade tradicional e várias metodologias são abordadas.Na parte final do artigo, propõe-se à comunidade científica a investigação de novos desafios contáveis que permitam enquadrar a referida realidade intangível com a perspectiva tangível da contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

António Moreira

Licenciado em Engenharia pela Fac. de Engenharia, mestre em Gestão de Empresas pela Universidade do Porto, é doutorado em Gestão pela UMIST, Reino Unido. É investigador sénior do INESC-Porto e professor-adjunto na ESTGA da Universidade de Aveiro.

António Pereira

Licenciado em História pela Fac. de Letras da Universidade de Coimbra e especializado em Ciências Documentais, opção de Arquivo, é doutorando em Ciências da Informação pela U. de Coimbra. Assistente do 2.º Triénio na ESTGA, da U. de Aveiro.

Downloads

Publicado

31-12-2004

Como Citar

Moreira, A., & Pereira, A. (2004). A contabilidade e a intangibilidade da informação: desafios presentes e futuros para a "ciência dos números". Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.832