Manifesto para a Preservação Digital

Autores

  • José Borbinha
  • Cecília Henriques
  • Bruno Lopes
  • João Deus Frajado Sequeira

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.867

Resumo

É apresentado o Manifesto para a Preservação Digital, elaborado e subscrito, a título individual, pelos participantes no painel institucional do encontro realizado na BN em 25 de Novembro. Segue-se a apresentação de sínteses das intervenções de cada um dos subscritores, dando, respectivamente, a perspectiva de uma biblioteca de depósito, de um arquivo audiovisual e ainda uma perspectiva arquivística abrangente sobre o problema da preservação digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José Borbinha

Professor auxiliar do Departamento de Informática do Instituto Superior Técnico e investigador convidado do INESC. Desde Outubro de 1998 que desempenha, no entanto, o cargo de director dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional. Tem participado activamente em projectos de cooperação, investigação e desenvolvimento, assim como em comités de conferências e grupos de reflexão e aconselhamento, tanto de âmbito nacional como internacional, nas áreas de bibliotecas digitais, publicação digital e sistemas de informação para bibliotecas.

Cecília Henriques

Arquivista, funcionária do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo desde 1998, onde desempenha o cargo de coordenadora do Gabinete de Estudos e Planeamento Técnico.Tem participado nalguns grupos de trabalho de âmbito nacional e internacional nas áreas de gestão de documentos e de arquivos digitais, com especial referência para o projecto SIADE (Sistemas de Informação de Arquivo e Documentos Electrónicos) – cooperação entre o IAN/TT e o Instituto de Informática – e para o Comité de Arquivos Correntes em Ambiente Electrónico, do Conselho Internacional de Arquivos.

Bruno Lopes

Licenciado em engenharia Electrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Membro do Gabinete de Sistemas de Informação da RTP, como unidade de projectos de I&D. Participou, como investigador, no projecto BRAVA – Broadcast restoration through video analysis.

João Deus Frajado Sequeira

Licenciado em Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa. Mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Arquivista, foi chefe do Departamento de Arquivos, Desenvolvimento Tecnológico e Produção, da Direcção de Arquivos e Documentação da RTP Radiotelevisão. É actualmente chefe do Gabinete de Sistemas de Informação. Project leader pela RTP dos projectos de I&D, PRAXIS XXI VIDION – Video Digital On-Line, IST BRAVA – Broadcast restoration through video analysis, IST ALERT – Alert system for dissemination of multimedia information e RTN MOUMIR Models for unified multimédia information retrieval.Professor assistente das cadeiras de Inteligência Artificial I e II, do curso de Engenharia Informática, da Universidade Autónoma de Lisboa e da cadeira de Informação e Documentação Audiovisual, da Pós-graduação em Ciências Documentais da UAL. Professor convidado da Universidade Portucalense, para a Cadeira de Arquivos Audiovisuias, da Pós-graduação em Ciências Documentais – variante Arquivos.

Downloads

Publicado

31-12-2003

Como Citar

Borbinha, J., Henriques, C., Lopes, B., & Sequeira, J. D. F. (2003). Manifesto para a Preservação Digital. Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.867