Humanidades Digitais: Novos desafios e oportunidades

Autores

  • Dália Maria Guerreiro CIDEHUS - Universidade de Évora
  • José Luís Borbinha IST / INESC-ID

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1060

Resumo

A área de investigação das Humanidades Digitais agrega as ciências sociais e humanas, as ciências de computação e as ciências da informação e documentação. Apesar de se ter afirmado recentemente, é extremamente dinâmica, com um número crescente de organizações associadas, eventos promovidos e de jornais editados. As Humanidades Digitais exibem simultaneamente, para cada disciplina, reptos próprios e grandes questões transversais. Em termos gerais, as linhas de investigação procuram o entendimento e gestão dos ciclos de vida da informação de interesse histórico e social, para reutilização como objeto de estudo pelas comunidades académicas e escolares.

Os projetos existentes ou anunciados abrangem variadas áreas, destacando-se aqui aqueles que têm relação mais direta com as ciências da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Dália Maria Guerreiro, CIDEHUS - Universidade de Évora

Doutoranda em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade de Évora; mestre em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais, pelo ISCTE-IUL; pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, variante Bibliotecas, pelo ISLA – Universidade Europeia; licenciada em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora/Fundação para a Ciência e Tecnologia, como investigadora na Linha 3 – Bibliotecas, Literacias e Informação no Sul (CIDEHUS-UÉ/FCT – LIBIS). É bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Integrou a equipa que iniciou e desenvolveu o projeto da biblioteca digital na Biblioteca Nacional e, na DigiCult -Produções Digitais, de que é sócia, tem realizado a metacodificação e edição digital para as bibliotecas digitais da Universidade de Lisboa e da Universidade de Coimbra, entre outras.

PhD student in Information Sciences and Documentation in University of Évora; master of Information Studies and Digital Libraries, by ISCTE-IUL; postgraduate in Information Sciences and Documentation, Libraries’s variant, by ISLA – European University; and graduated in Physics, by the Faculty of Sciences, University of Lisbon. Member of the Interdisciplinary Center for History, Culture and Societies of the University of Évora / Foundation for Science and Technology, as a researcher on the Line 3 – Libraries, Literacy and Information in the South (CIDEHUS-UÉ/FCT – LIBIS). Research Scholarship from the Foundation for Science and Technology (FCT).Member of the team that initiated and developed the design of the digital library and the National Library and, in DigiCult-Digital Productions, of which she is a member, has held the metadata and digital editing for digital libraries of the University of Lisbon and the University of Coimbra, among others.

 

José Luís Borbinha, IST / INESC-ID

José Borbinha é Professor Associado do Departamento de Informática do IST e Investigador do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID. Tem desenvolvido atividade de engenharia e investigação em Sistemas de Informação, em particular em requisitos, modelação, desenho, e integração de sistemas, com ênfase especial em normalização e conformidade. Tem-se focado em contextos preservação digital, em bibliotecas e arquivos digitais. Foi Diretor dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional, onde lançou a Iniciativa da Biblioteca Nacional Digital. Tem participado e coordenado projetos nacionais e internacionais sobre bibliotecas e arquivos digitais. Foi consultor de programas da Comissão Europeia e da NSF – National Science Foundation (Estados Unidos). Tem sido ainda membro regular dos Comités de Programa das conferências JCDL, ECDL/TPDL, ICADL, RCDL e ElPUB. É membro do Comité Editorial do IJDL – International Journal of Digital Libraires. É membro da Ordem dos Engenheiros (colégios de Engenharia Eletrotécnica e de Engenharia Informática), IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, ACM - Association for Computer Machinery, INCOSE - International Council on Systems Engineering, e BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Foi membro fundador do IEEE TCDL – Technical Committee on Digital Libraries, e "chair" eleito entre 2008 e 2010.

Downloads

Publicado

15-07-2014

Como Citar

Guerreiro, D. M., & Borbinha, J. L. (2014). Humanidades Digitais: Novos desafios e oportunidades. Cadernos BAD, (1), 63–78. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1060