Política de acesso aberto e tramas jurídicas: Uma análise discursiva de projetos e decretos em tramitação

Authors

  • Ana Silvia Abreu Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1182

Abstract

Em uma perspectiva discursiva, buscamos compreender o funcionamento discursivo dos Recursos Educacionais Abertos, tendo como foco seus efeitos enquanto configuração de uma política pública cultural, pautada nos princípios da colaboração e da abertura.  Tomamos como recorte do corpus um arquivo legal, sobre a temática do recursos abertos, em tramitação nos âmbitos federal, estadual e municipal, no Brasil. A questão que nos mobiliza é compreender que sentidos vêm se estabilizando sobre recursos abertos, no campo jurídico. A análise traz indicativos de abertura na sociedade atual, mas com campos em embate no que se refere aos processos de produção e circulação de conhecimento. Há indicatiovos de que as questões técnicas vêm sendo compreendidas enquanto questões também da ordem do político.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Abreu, A. S. (2014). Política de acesso aberto e tramas jurídicas: Uma análise discursiva de projetos e decretos em tramitação. Cadernos BAD, (2), 77–82. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1182