Culturas participativas e bibliotecas públicas: análise da realidade portuguesa

Autores

  • Cláudia Raquel Lima ID+ - Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura Universidade Lusófona do Porto http://orcid.org/0000-0002-3279-4808
  • Viviana Fernández Marcial Universidade de A Coruña
  • Heitor Alvelos Universidade do Porto ID + (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura)

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1500

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Biblioteca Pública Municipal do Porto, Cultura Participativa, Investigação Empírica, Web 2.0

Resumo

Neste artigo é feita uma análise da atuação das bibliotecas públicas portuguesas em tecnologias web 2.0 através dos resultados de três métodos de pesquisa empírica: o estudo de presenças e ações de comunicação nestas tecnologias, realizado através de observação direta, recorrendo a pesquisas na internet e fontes bibliográficas; questionários realizados aos profissionais destas instituições, para determinar, no caso de não utilizarem tecnologias web 2.0, quais as principais razões e, no caso de as utilizarem, vantagens e desvantagens sentidas; inquéritos realizados a utentes, perspetivando analisar em que medida estes consideram importante a utilização de tecnologias web 2.0 para melhorar a eficácia das ações de comunicação da biblioteca. Devido à falta de tempo e recursos, não foi possível avançar com este inquérito a nível nacional, como aconteceu no estudo de presenças na web e no questionário aos profissionais das bibliotecas públicas portuguesas. Assim, optou-se pela realização do inquérito numa biblioteca específica, a Biblioteca Pública Municipal do Porto, salvaguardando-se que os resultados poderão não ser representativos do panorama nacional, mas da comunidade do Porto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Cláudia Raquel Lima, ID+ - Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura Universidade Lusófona do Porto

Cláudia Raquel Lima (1975, Porto) é doutorada em Media Digitais (2015) pela Universidade do Porto, tendo sido bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (2009), fez um master em Desenho e Produção Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2005) e licenciou-se em Design de Comunicação, pela ESAD, em Matosinhos (1998).
Atualmente, é docente do curso de Design de Comunicação da Universidade Lusófona do Porto e investigadora do ID+ - Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, tendo, nos últimos anos, participado em várias conferências e publicado diversos artigos sobre práticas de comunicação das bibliotecas públicas no âmbito das plataformas web.

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Lima, C. R., Fernández Marcial, V., & Alvelos, H. (2016). Culturas participativas e bibliotecas públicas: análise da realidade portuguesa. Cadernos BAD, (1), 9–24. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1500

Edição

Secção

Artigos