A formação de profissionais da informação em Portugal e Espanha: um contexto necessário para compreender a competência em informação
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1505Keywords:
Competência em informação - Portugal, Competência em informação – Espanha, Profissionais da Informação – Portugal, Profissionais da Informação – Espanha.Abstract
Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento no Brasil e na Europa e se propõe a contextualizar e refletir sobre a formação dos Profissionais da Informação nos países de Portugal e Espanha, cujo propósito destina-se a compreender a evolução dos modelos formativos que “moldam” ou caracterizam a competência em informação destes profissionais em sua prática e no ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória na literatura produzida em Portugal e Espanha sobre a formação do Profissional da Informação e sobre a inserção do tema competência em informação nesse contexto. Os resultados mostram que a formação europeia está centrada até a segunda metade do século XX, na guarda patrimonial, num paradigma historicista e também tecnicista – conforme mencionam os pesquisadores portugueses da área, seja por meio da Library and Information Science ou da Archival Science. Novos desafios introduzem um novo contexto, o qual necessitará da reflexão sobre os modelos baseados na dimensão técnica, para novos modelos de produção e de consumo informacional baseados nas dimensões estética (sensibilidade e criatividade), ética (acesso e uso da informação) e política (preocupação com o outro, com o aprendizado informacional de si e do usuário).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-21
How to Cite
Vitorino, E. V., & Silva, A. M. da. (2016). A formação de profissionais da informação em Portugal e Espanha: um contexto necessário para compreender a competência em informação. Cadernos BAD, (1), 137–156. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1505
Issue
Section
Artigos
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).