Promover o acesso aberto com o Open Journal System : duas instituições, duas realidades
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1601Abstract
Devido às alterações tecnológicas que ocorreram nos últimos anos foram introduzidas novas formas de adquirir, armazenar e transmitir a ciência. As instituições de ensino superior que têm revistas científicas procuram divulgá-las e dar-lhes visibilidade. Para o fazer muitas têm recorrido à utilização do Open Journal System (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project. Usando este sistema foi possível criar uma plataforma independente para a revista Saúde & Tecnologia, da ESTeSL, e para a revista Da Investigação às Práticas, da ESELx. O objetivo para a implementação do sistema foi facilitar as tarefas dos editores, dar maior visibilidade às revistas e disponibilizá-las em plataformas internacionais. Ambas as Escolas decidiram usar o OJS para a realização desta tarefa e, neste momento, as duas revistas dispõem de um espaço independente onde estão alojados os números já editados. A ESTeSL também disponibiliza a sua revista no Directory of Open Access Journals (DOAJ) e a ESELx na Scientific Electronic Library Online (SciELO) que, por sua vez, assegura o processo de submissão ao DOAJ. As vantagens da adoção desta plataforma são a disponibilização de uma plataforma web acessível a qualquer um dos elementos envolvidos no processo editorial, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).