Desenvolvimento de “jogos abertos” para a divulgação científica na Educação Básica

Autores

  • Daniela Leles Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-6495-1353
  • Fernanda Guimarães Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1900

Palavras-chave:

divulgação científica, ensino, paleoparasitologia

Resumo

Considera-se divulgação científica ações que permitem a compreensão das práticas científicas pela população. A articulação dessa prática com a educação formal é um meio de integrar ciência e educação, formando saberes complexos e significativos. O engajamento de profissionais de diferentes áreas nesse tipo de ação necessita ser incentivada para garantir a qualidade da comunicação e da informação divulgada. Devido ao grande impacto causado pela internet sobre os jovens estudantes e também crianças, seja na capacidade de reter a atenção, ou como fonte de informações, é essencial que as práticas de divulgação científica utilizem tal recurso. O objetivo do trabalho foi a produção de "jogos abertos" para divulgar a Paleoparasitologia, uma linha de pesquisa nomeada no Brasil, e que estuda parasitos e microrganismos em material antigo. Foram elaborados jogos para download gratuito em uma página criada especificamente para isso e também para disponibilização de outros materiais no tema “paleoparasitologia”. Com base nas estatísticas geradas automaticamente pelo site e nos comentários do público sobre as atividades esperamos avaliar a aceitação e opinião sobre as propostas, que nortearão novos estudos.

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Biografias Autor

Daniela Leles, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense

Professora e Pesquisadora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense, Brasil, linhas de pesquisa principais Parasitologia e Paleoprasitologia.

Fernanda Guimarães, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal Fluminense, Brasil.

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Publicado

14-01-2019

Como Citar

Leles, D., & Guimarães, F. (2019). Desenvolvimento de “jogos abertos” para a divulgação científica na Educação Básica. Cadernos BAD, (1), 222–226. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1900