Compartilhamento e acesso a dados de pesquisa em Humanidades Digitais

Autores

  • Marcia Teixeira Cavalcanti Universidade Santa Úrsula (USU)
  • Luana Farias Sales Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT
  • Ricardo Medeiros Pimenta Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1948

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Dados de pesquisa, Repositórios temáticos, Preservação Digital.

Resumo

O tema das Humanidades Digitais têm sido recorrentemente procurado no Brasil. Apesar da retórica da interdisciplinaridade estar presente na maioria das iniciativas de pesquisa a prática nos mostra que a interdisciplinaridade cessa sua abrangência real quando o assunto se trata de acesso à informação  e de reuso de dados por vezes mineirados por ferramentas e métodos interdisciplinares por natureza. Após o digital turn o cenário acadêmico precisou reencontrar-se no que tange às suas estratégias de preservação e de uso da informação científica para a continuidade da produção do conhecimento e da promoção ao seu acesso. Nesse escopo, criamos o Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud) e tal fato igualmente nos convidou a pensar sobre um repositório capaz de guardar e preservar dados brutos (raw data) provenientes da pesquisa em humanidades de maneira a promover seu acesso pela comunidade científica possibilitando, entre outras coisas, seu acompanhamento, a troca de informações além de, consequentemente, a geração de inovação e de novos conteúdos. Neste artigo tratamos do processo de produção de ambos: laboratório e repositório enquanto partes intrínsecas para as atividades em andamento, além de suscitar reflexões de ordem epistemológica e metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcia Teixeira Cavalcanti, Universidade Santa Úrsula (USU)

Doutora (2014) e Mestre (2002) em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), convênio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1991) e em Letras Português-Literatura pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá (UNESA) (2006). Professora do curso de Administração da Universidade Santa Úrsula (USU) onde é membro do Colegiado do Curso. Leciona nos cursos de Direito e Psicologia (USU). Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEP/USU) e Editora da REASU - Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula. Professora dos cursos de Administração e Pedagogia das Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH). Atuação na área de Ciência da Informação, com ênfase nos temas: memória, patrimônio, centros de documentação, ética da informação, gestão do conhecimento. Participação nos GPs: Perspectivas Interdisciplinares do Desenvolvimento Regional - USU (pesquisador e vice-líder); InfoÉtica - UFF (pesquisador); Informação, Memória e Sociedade - IBICT (pesquisador); Gestão, organização e recuperação de dados, informações e conhecimento científico - IBICT (pesquisador).

Luana Farias Sales, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2011-2014). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT (2004-2006), Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atuou como Analista em C & T da CNEN, no Instituto de Engenharia Nuclear, participando da criação da linha de pesquisa de Gestão do Conhecimento Nuclear. Atuou ainda como docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Universidade Federal Fluminense, ministrando disciplinas relacionadas à Organização do Conhecimento. Atualmente é Analista em C & T do MCTIC/IBICT, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e Recuperação de Informações, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomias, Ontologias, Vocabulários Controlados, Tesauros, Terminologia e Software de Tesauro. Possui interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação e Gestão do Conhecimento e desenvolve pesquisas especificamente nas temáticas de e-Science, curadoria digital de dados de pesquisa, biblioteca digital, metadados, repositórios institucionais, repositórios de dados, Sistemas CRIS e objetos digitais.

Downloads

Publicado

14-01-2019

Como Citar

Cavalcanti, M. T., Sales, L. F., & Pimenta, R. M. (2019). Compartilhamento e acesso a dados de pesquisa em Humanidades Digitais. Cadernos BAD, (1), 30–40. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1948